sexta-feira, 23 de outubro de 2015

RELIGIOSOS CLAMAM POR FUTURO JUSTO, RESILIENTE E SEM EMISSÕES DE CARBONO

BOM EXEMPLO, QUE PODE SER SEGUIDO AQUI NO BRASIL: LÍDERES RELIGIOSOS SE POSICIONAM SOBRE A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA O MEIO AMBIENTE E A JUSTIÇA SOCIAL, E PRESSIONAM A ONU EM FAVOR DE ACORDOS CORAJOSOS NA COP 21, QUE SERÁ REALIZADA EM DEZEMBRO EM PARIS. COMO LEMBRA O PAPA FRANCISCO, SÓ COM ACORDOS CAPAZES DE ENFRENTAR O QUE ESTÁ CAUSANDO O AQUECIMENTO E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A TERRÍVEL DESIGUALDADE ECONÔMICA E SOCIAL, A HUMANIDADE DO SÉCULO XXI ENTRARÁ NA HISTÓRIA COMO A QUE CORRIGIU O QUE FOI REALIZADO IRRESPONSAVELMENTE NO SÉCULO XX.  

Líderes religiosos clamam por um futuro justo, resiliente ao clima e com zero emissões de carbono

154lideresBonn (Alemanha), outubro de 2015 – Uma declaração assinada por 154 líderes religiosos de diferentes crenças foi entregue na terça-feira (20) à Secretária Executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, Christiana Figueres.  A entrega ocorre ao mesmo tempo em que negociadores de 194 países estão reunidos em Bonn, na Alemanha, para trabalhar no rascunho do texto para a conferência climática que será realizada em Paris, no mês de dezembro. 
Com esta ação, os líderes religiosos emitem um apelo para um acordo climático ambicioso, lembrando a todos os governos a se comprometerem com cortes de emissões e com a redução de riscos climáticos.  Eles também empenham suas próprias comunidades religiosas em importantes contribuições, incluindo o desinvestimento das energias fósseis. Entre os signatários estão: Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas, Arcebispo Thabo Makgoba, Igreja Anglicana da África do Sul, Dom Pedro Barreto Jimeno, presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), Imam Ibrahim Saidy e Sulak Sivaraksa, da Rede Internacional de Budistas Engajados.
lideresCoordenado pela ACT Alliance, CIDSE, Federação Luterana Mundial (LWF), Religiões para a Paz, e o Conselho Mundial de Igrejas, uma declaração comum foi publicado hoje em Bonn, Alemanha. A declaração foi entregue à Sra Christiana Figueres por Cornelia Füllkrug-Weitzel, Diretora da organização Pão para o Mundo, da Alemanha, e por Karin Kortmann, vice-presidente do Comitê Central dos Católicos Alemães.
“Conclamamos os governos a se comprometerem com a construção de resiliência ao clima, com a eliminação das energias fósseis e com a meta de emissões zero na metade deste século. Fazemos um apelo para um mecanismo robusto para rever e aumentar as ambições, a transparência e as regras de responsabilidade aplicáveis ​​a todos, bem como a oferta de financiamento e apoio aos países pobres e vulneráveis ​​”, disse Cornelia Füllkrug-Weitzel.
“Guiados por nossas crenças religiosas, nós, como líderes religiosos, nos unimos para pedir um resultado ambicioso em Paris. No mês passado, a família das Nações Unidas decidiu assumir a responsabilidade por ambos, o meio ambiente e a humanidade, ao aprovar a Agenda 2030. Em Paris, os chefes de Estado e governos têm a oportunidade de dar provas do quanto são sérios. A sobrevivência de milhões de seres humanos depende deles “, disse Karin Kortmann.
Esta declaração dá continuidade a um crescente número de apelos vindos de grupos religiosos ao longo dos últimos 12 meses, como a encíclica Laudato Si ‘, do Papa Francisco, a declaração da New York Interfaith Summit, a Declaração de Lambeth, e a declaração islâmica sobre mudanças climáticas. Essas chamadas também expressam o engajamento de diferentes grupos religiosos que trabalham juntos para os mesmos objetivos. A mensagem de gruposreligiosos é agora inequívoca.
A declaração, que está disponível em Inglês, Francês, Espanhol e Alemão, pode ser encontrada aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário