domingo, 6 de outubro de 2013

UNINDO FORÇAS EM FAVOR DE ENERGIAS MAIS LIMPAS

VIAJO NESTA SEMANA À ÁFRICA DO SUL PARA PARTICIPAR DE UMA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE ENERGIA. PROMOVIDA PELA MISEREOR, UM ORGANISMO DE SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL DA ALEMANHA, CONTARÁ COM PARTICIPANTES DA ÍNDIA, DA ÁFRICA DO SUL E DO BRASIL. 

SEU OBJETIVO É O DIÁLOGO SOBRE AS PRÁTICAS QUE PROMOVEM CONSCIÊNCIA CRÍTICA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRODUÇÃO DE ENERGIA COM FONTES FÓSSEIS E COM ÁGUA DE LAGOS E O AQUECIMENTO DO PLANETA. MAIS DO QUE ISSO, TROCA DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A PROMOÇÃO DE FONTES MAIS LIMPAS DE ENERGIA, DE MODO ESPECIAL O SOL, OS VENTOS E O MOVIMENTO NATURAL DAS ÁGUAS.

DE NOSSA PARTE, COMO FÓRUM MUDANÇAS CLIMÁTICAS E JUSTIÇA SOCIAL, LEVAREMOS AO DEBATE A PERSPECTIVA QUE DEFENDEMOS NO BRASIL: QUE SE PROMOVA A PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR, EÓLICA E COM OUTRAS FONTES MAIS LIMPAS DE FORMA DESCENTRALIZADA, COM PARTICIPAÇÃO DAS COMUNIDADES ENVOLVIDAS; NADA DE PRODUÇÃO CENTRALIZADA, EM MÃOS DE GRANDES EMPRESAS, TRANSFORMANDO A ENERGIA EM MERA MERCADORIA. 

NA VERDADE, ANTES DISSO OU JUNTO COM ISSO, É ABSOLUTAMENTE INDISPENSÁVEL REVER O USO QUE SE ESTÁ FAZENDO DA ENERGIA, BUSCANDO REDUZIR TUDO QUE FOR POSSÍVEL, SEJA ABANDONANDO SETORES QUE CONSOMEM MUITA ENERGIA EM PRODUTOS DE EXPORTAÇÃO, SEJA IMPLANTANDO A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM TODOS OS SETORES DA PRODUÇÃO E DA VIDA SOCIAL, SEJA APROVEITANDO MELHOR AS USINAS EXISTENTES, AUMENTANDO SUA PRODUTIVIDADE. 

EM OUTRAS PALAVRAS, SEM REDUÇÃO DO CONSUMISMO, OU MELHOR, SEM ABANDONAR  CULTURA CONSUMISTA, AVANÇANDO NA DIREÇÃO DE SOCIEDADES DE VIDA MAIS SIMPLES E DE CONVIVÊNCIA COM AS ENERGIAS DA NATUREZA, O AQUECIMENTO CONTINUARÁ AUMENTANDO, E COM ELE, AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, E A VIDA HUMANA NA TERRA SE TORNARÁ MUITO COMPLICADA, OU ATÉ IMPOSSÍVEL.

É FUNDAMENTAL, NO CASO BRASILEIRO, MUDAR A MATRIZ ENERGÉTICA, CAMINHANDO NA DIREÇÃO DE UM USO RESPONSÁVEL DAS FONTES MAIS LIMPAS, MENOS PROVOCADORAS DE AQUECIMENTO, E DISPONÍVEIS EM GRANDE QUANTIDADE EM TODAS AS REGIÕES. MAS, AO MESMO TEMPO, É PRECISO SAIR DA FALSIDADE POLÍTICA DE QUE TERÍAMOS DIREITO DE AVANÇAR SOBRE OS RECURSOS NATURAIS E USAR FONTES POLUENTES PARA RECUPERARMOS O ATRASO EM QUE NOS COLOCARAM OS PAÍSES COLONIZADORES, DOMINADORES, EXPLORADORES, EXIGINDO QUE SÓ OS MAIS RICOS, QUE AGREDIRAM O PLANETA, REDUZAM A EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário