terça-feira, 30 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO: IGREJAS, RELIGIÕES E PESSOAS A SERVIÇO DA VIDA

Envio pra quem desejar ouvir a entrevista do papa Francisco. Destaco, entre tantas coisas surpreendentes, duas que considero essenciais - ao contrário da Globo, que as "esqueceu" quando fez sua síntese:

- pessoas e responsáveis por igrejas e religiões não podem dormir tranquilos enquanto se sabe que há crianças morrendo de fome no mundo. A união para enfrentar isso é um imperativo ético que todos devemos buscar. E quando há quem impede que uma criança morra de fome, não importa de que igreja ou religião seja: o decisivo é o que foi realizado. Por isso, os cristãos e a igreja católica devem estar ao lado, dialogar e caminhar com os empobrecidos, e não pode fechar-se em suas estruturas... E deve buscar o diálogo com todos e todas que amam a humanidade.

- há no mundo de hoje a idolatria do dinheiro, e é ela que causa a exclusão, de modo especial dos jovens e dos anciãos. Isso inaceitável, é desumano. Jovens e idosos devem abrir a boca, ir para as ruas, exigir seus direitos. É inaceitável o desemprego de jovens que está acontecendo na Europa...

Seria muito importante que a igreja católica se colocasse efetivamente ao lado dos que lutam por justiça. Sofreria perseguições junto com todos que continuam sendo considerados terroristas até que provem o contrário, se conseguirem; mais aumentaria sua força, suas lutas. Por isso, tomara que Francisco continue no caminho que está abrindo e que consiga renovar verdadeiramente a igreja!

Veja em vídeo a entrevista completa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário