quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PARA QUE A PRESIDENTA DILMA FAÇA UM BOM GOVERNO

Faço minhas as reflexões de Roberto Malvezzi sobre a relação entre os desastres socioambientais acontecidos neste verão no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo e a responsabilidade da presidenta Dilma. Leiam o artigo e assumam atitude de cidadania ativa para exigir que o gaverno Dilma esteja à altura das necessidades atuais.

Um Verão para Dilma.

Roberto Malvezzi (Gogó)

A presidente Dilma visitou as áreas devastadas pelas chuvas. Pousou no lugar. Conversou com os prefeitos e o governador. Não riu das pererecas, dos bagres, nem criticou os ambientalistas, o ministério público, os indígenas e os quilombolas. Humildemente disse que era também um momento de aprender.

Dilma tem aparência dura, mas muitas vezes chora em público. Chorar e sorrir são atitudes exclusivas do ser humano, sinais de inteligência e sensibilidade.

Portanto, esperamos da presidente atitudes coerentes com seu procedimento e com suas palavras. O primeiro passo do poder público é mesmo socorrer com o melhor essas populações. Em segundo, é preciso o mapeamento imediato das áreas de risco no Brasil e o investimento prioritário para remover essas populações. Será um custo econômico astronômico, mas ainda é melhor prevenir que remediar, porque muito além do econômico está a vida da população. Essa tragédia, ao soterrar condomínios de luxo, prova mais uma vez que diante do que o mundo vem atravessando e vai atravessar, a natureza não distingue classe social.

Muitos especialistas comparam o que aconteceu no Brasil agora com o que acontece na Austrália e outros países, como Bélgica. Oras, não se pode avaliar essas tragédias apenas pelas mortes, mas por todos os prejuízos e transtornos físicos e psicológicos que eles causam. Quem passa por essa situação, a cada chuva, revive a tensão emocional de situações do passado. 

O que acontece no mundo é muito mais grave que fortes chuvas de verão. O fracasso de Copenhague, Cancun, o avanço progressivo das cidades e agricultura sobre as florestas, desaba em fenômenos que agora presenciamos.

Dilma precisa, enfim, vetar qualquer mudança no Código Florestal que venha aumentar o desmatamento nas encostas e às margens dos rios. A força econômica e política do agronegócio não pode sobrepor-se aos direitos da esmagadora maioria do povo brasileiro. Sua racionalidade econômica é irracional para o bem do conjunto da nação.

Sobretudo, a presidente precisa entender que ela tem um papel histórico infinitamente maior que ser uma gerente dos interesses do capital. Precisamos ser um país melhor e equilibrado, não necessariamente a 5ª  economia do mundo. A história lhe deu gratuitamente o papel de conduzir o país para um novo paradigma civilizacional, justamente nesse momento que atravessamos uma mudança de época. Tomara que ela compreenda a magnitude da tarefa que lhe cabe e não se abespinhe diante de interesses poderosos, mas profundamente mesquinhos.

Lembremo-nos sempre: hoje foi na casa do vizinho, amanhã poderá ser na nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário