terça-feira, 18 de setembro de 2018

O SISTEMA AGRÍCOLA TRADICIONAL QUILOMBOLA É PATRIMÔNICO CULTURAL BRASILEIRO

É VERDADE QUE COMEÇOU NO VALE DO RIBEIRA, EM SÃO PAULO, MAS ALCANÇARÁ TODOS OS QUILOMBOS. POR ISSO, VALE, SIM, FESTEJAR ESTA CONQUISTA. ESPALHEM ESTA BOA NOTÍCIA PARA O MUNDO TODO!

E VALE APOIAR A LUTA CONTRA AS PRÁTICAS ABSURDAS DO GOVERNO DE SÃO PAULO. E PEDIR A TODOS OS SEUS AMIGOS E AMIGAS QUE FAÇAM O MESMO.


Ivo,
O Sistema Agrícola Tradicional Quilombola do Vale do Ribeira  se torna, nesta quinta-feira (20/09), Patrimônio Cultural Brasileiro - reconhecimento feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). É um momento de comemoração para todas as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira e um marco de fundamental importância para todos os quilombos espalhados pelo Brasil.
Esse reconhecimento é resultado do nosso trabalho em parceria com as comunidades quilombolas. Entre 2014 e 2017 o ISA e as comunidades redigiram  o dossiê que deu início ao processo de análise de reconhecimento do Iphan. Também entregamos com o dossiê um DVD com 3 vídeos que você pode assistir aqui: Mutirão Quilombola, Sementes de Quilombos e o Sistema Agrícola Quilombola.
“O reconhecimento é um incentivo a mais para cobrar do governo a implantação de políticas públicas em nossos territórios. Ter mais uma garantia para a nossa agricultura quilombola. Os municípios também vão valorizar mais a nossa produção, quem sabe compram para a merenda escolar. Para as comunidades, sabemos que é uma conquista a mais da nossa luta.” - Elvira Morato, Quilombo São Pedro.
“O sistema agrícola quilombola ser reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro é um modo de ganhar liberdade. O registro é mais uma ferramenta para combater a desigualdade e fortalecer as comunidades e seu modo de vida. Que seja uma ferramenta para combater a desigualdade. Assim como o sol nasce para todos, que assim seja a nossa liberdade.” - Osvaldo dos Santos, Quilombo Porto Velho
Apesar desse reconhecimento, as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira estão enfrentando um grande desafio: suas roças tradicionais, parte central do sistema agrícola, estão ameaçadas pela burocracia e pela falta de conhecimento dos órgãos ambientais de SP.
A roça tradicional é fundamental para as comunidades do Ribeira. Esse tipo de plantio garante alimento saudável, a conservação da Mata Atlântica e a cultura  quilombola viva. Saiba mais sobre as roças de coivara clicando aqui
Você pode ajudar os quilombolas a reverter essa situação! As comunidades lançaram a campanha Tá Na Hora da Roça para pressionar o governo de São Paulo a emitir as licenças para abertura das áreas das roças no prazo adequado. Isso garante segurança alimentar, autonomia e fortalecimento cultural para as comunidades. O ISA é parceiro das comunidades há muitos anos e apoia a campanha.
Precisamos de você para que a mensagem das comunidades seja ouvida! Vamos pressionar o governo do estado de SP a respeitar o plantio tradicional dos quilombolas e a emitir a autorização das roças no prazo certo.
Assine a Petição
Junte-se ao ISA! Sua contribuição fortalece nossa atuação em parceria com as comunidades quilombolas e a luta pelos direitos das comunidades tradicionais!
Quero me juntar ao ISA!
Roça é autonomia, Roça é cultura, Roça é alimento, Roça é resistência
#TaNaHoraDaRoça
Raquel Pasinato
Programa Vale do Ribeira
Instituto Socioambiental - ISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário