sexta-feira, 28 de setembro de 2018

A DESTRUIÇÃO DE MANGUEZAIS E PÂNTANOS É MAIOR QUE A DE FLORESTAS

ClimaInfo, 28 de setembro de 2018

A Convenção sobre Zonas Úmidas (wetlands) de Importância Internacional, mais conhecida como Convenção Ramsar, publicou seu primeiro Panorama Global de Zonas Úmidas, mostrando que, entre 1970 e 2015, o planeta perdeu um terço destas zonas numa taxa três vezes maior do que a de perda de florestas tropicais. E essa perda vem se acelerando desde a virada do século. 

As zonas úmidas compreendem lagos, rios e pântanos, assim como áreas costeiras como estuários, lagoas, manguezais e corais. Estima-se que cubram mais de 13 milhões de km2 e que, se fossem um país, seriam equivalentes ao segundo maior em extensão, só menores que a Rússia. Desta área, a Convenção declarou que cerca de 2,5 milhões de km2 são de Importância Internacional. As principais causas de sua destruição são a mudança do clima, o aumento populacional e a urbanização - principalmente em zonas costeiras. Direta ou indiretamente, quase toda água potável do mundo vem destas áreas. Mais de um bilhão de pessoas dependem delas para viver.

A secretária-geral da Convenção, a colombiana Martha Rojas Urrego, disse que “está ocorrendo um lento despertar para o valor das zona úmidas. Em todo o planeta, a esfera legislativa precisa inserir as zonas úmidas em políticas, programas e fazer investimentos para sua sustentabilidade. Precisamos educar o mundo sobre a importância crítica desse ecossistema em vias de rápido desaparecimento. Sem as áreas úmidas no mundo, todos nós estaremos por um fio”.

O Brasil e outros 170 países ratificaram a Convenção.

https://www.lemonde.fr/planete/article/2018/09/27/lacs-rivieres-marais-et-mangroves-disparaissent-a-grande-vitesse_5361006_3244.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário