quarta-feira, 18 de outubro de 2017

O EXEMPLO DO AÇAÍ


O FRUTÍFERO EXEMPLO DO AÇAÍ
O climatologista Carlos Nobre escreveu um interessante artigo que usa a história do açaí para mostrar como a aplicação do conhecimento científico e de novas tecnologias podem ajudar no desenvolvimento econômico e social da Amazônia sem que a floresta tenha que ser derrubada.
Nobre cita estudos do economista Francisco da Costa, da Universidade Federal do Pará, que mostram que hoje, entre os produtos de origem animal e vegetal da Amazônia, o valor dos derivados do açaí fica somente abaixo do da carne bovina e da madeira tropical, os principais vetores do desmatamento da Amazônia, e que, à taxa atual, chegará ao segundo lugar em alguns anos. 
Nobre lembra que “muitas centenas de produtos de biodiversidade na Amazônia já são conhecidos e usados, embora em pequena escala. Se pudessem seguir o exemplo do açaí, emergiria uma economia mais dinâmica, mais equitativa e poderosa... muito diferente da atual economia regional baseada em carne, madeira, grãos, energia e minerais que, por sua natureza, são concentradores da riqueza”. 
A conclusão de Nobre é que “ciência e tecnologia podem desvendar os ativos biológicos incomparáveis ​​escondidos na biodiversidade amazônica, alavancando inúmeras novas indústrias biológicas e serviços em um caminho inovador para a bioeconomia do futuro”.
E viva o açaí!

[Notícia do ClimaTempo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário