quarta-feira, 18 de outubro de 2017

DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA CAIU, MAS NÃO O QUE DEVERIA

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA CAIU 16% NO ÚLTIMO ANO, MAS AINDA É MUITO ALTO E DESRESPEITA META DA LEI DE CLIMA
Sarney Fo anunciou ontem que o desmatamento na Amazônia caiu 16% entre agosto de 2016 e julho de 2017. Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados pelo ministro mostram que o desmatamento no período, embora ainda muito elevado (6.624 km2), foi menor que o do período similar imediatamente anterior (7.893 km2). Segundo Sarney Fo, a queda é resultado da atuação do governo, mas nem todos concordam com isso.
O Observatório do Clima (OC) disse que “a desaceleração no desmatamento pode ser explicada em parte pela recomposição do orçamento do Ibama com recursos do Fundo Amazônia, o que permitiu a retomada da fiscalização em 2017, e em parte por fatores econômicos, como a queda do preço do boi”. E, jogando um balde de água fria na comemoração governamental, o OC lembrou que “o número é 70% maior do que determina a lei brasileira de clima, segundo a qual a devastação precisa baixar até 3.900 km2 até 2020”.
Em tempo: a área desmatada na Amazônia neste período é equivalente à área de todos os municípios da Grande São Paulo (7.947 km2).


Nenhum comentário:

Postar um comentário