quarta-feira, 21 de junho de 2017

BUSCANDO E RECONHECENDO NOVOS PARADIGMAS

Abong e Iser lançam cartilha e livro sobre novos paradigmas de desenvolvimento
Publicado em: 14 de junho de 2017
Publicações visam a contribuir com o debate sobre alternativas ao modelo de desenvolvimento dominante produtivista-consumista
Por Kaique Santos, do Observatório
Com o objetivo de estimular o debate a respeito de novas formas de desenvolvimento em contraposição ao modelo de desenvolvimento atual produtivista-consumista, a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) e o Iser Assessoria lançaram, nesta semana, a cartilha Para evitar o desastre: como construir a sociedade do bem viver e o livro Para além do desenvolvimento: construir horizontes utópicos.
A cartilha, escrita pelo sociólogo e secretário executivo do Iser Ivo Lesbaupin, está estruturada em três capítulos. No primeiro, aborda a degradação do meio ambiente, em diversos aspectos, começando pelo desmatamento, passando por poluição da terra e perda da biodiversidade, aquecimento global e outros, até poluição ambiental. São analisadas, no segundo capítulo, as causas que levam à destruição do meio ambiente e tornam insustentável a vida humana em particular e em geral. Já no terceiro são apresentados desafios que precisam ser enfrentados para a saída da crise. Acesse aqui a publicação!
Ivo e Evanildo Barbosa, diretor executivo da Abong, foram os organizadores do livro Para além do desenvolvimento: construir horizontes utópicos, que é resultado de contribuições recolhidas dos seminários “Desenvolvimento em disputa: por uma economia a serviço da vida”, realizados em novembro de 2015, em Brasília (DF); e “Novos paradigmas: rumo ao bem viver”, em junho de 2016, em São Paulo (SP). Os seminários reuniram especialistas, militantes e outros/as profissionais parceiros/as. Acesse aqui a publicação!
As publicações fazem parte do “Projeto Novos Paradigmas: pensar, propor, difundir”, realizado pela Abong e pelo Iser, com apoio da entidade de cooperação internacional Misereor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário