segunda-feira, 11 de abril de 2016

O IMPEACHMENT E A VIOLÊNCIA NO CAMPO

Há alguma relação entre o processo de impeachment da presidente da república e o aumento da violência no campo em diversas regiões do Brasil?

Uma coisa é certa: esse processo está conseguindo um dos objetivos permanentes dos que mais gritam em favor do impedimento, isto é, que toda a atenção esteja voltada para Brasília para que eles possam fazer seus negócios sem controle de governo e até da justiça. As notícias que dão conta de como eles gostam de aplicar seu dinheiro em paraísos fiscais para não pagar impostos reforçam o que estamos dizendo. Quando afirmam que o progresso andaria melhor se o governo se metesse menos na economia, estão dizendo que ninguém deveria controlar suas atividades, todas voltadas, segundo eles, para o crescimento econômico. Na verdade, as contas deles crescem, a riqueza se concentra em poucas mãos, enquanto faltam recursos para as políticas públicas ligadas aos direitos de toda a população.

Nessa linha, o assassinato de duas lideranças camponesas no Paraná, bem como a prisão do cacique Babau e seu irmão na Bahia e muitas violência em outras regiões, têm tudo a ver com essa mesma vontade de liberdade total para os negócios e ao desejo de concentração sem fim da riqueza. Os que já concentram a maior parte das terras querem aumentar sua riqueza e não aceitam de forma alguma que seja feita sua repartição em favor dos que desejam um lugar para viver e produzir alimentos para si e para a sociedade.

Mas, contrariando o que dizem, eles gostam da ajuda do estado, seja com a maior quantidade de recursos para produzir as commodities que geram dólares para eles, seja com o uso da polícia para defender seus reinos. Então, o estado não deve agir quando é para defender os direitos dos pobres, inclusive realizando reforma agrária, prevista na Constituição, mas deve agir, e com até com violência, para manter os pobres na pobreza, impedindo que sejam cidadãos e cidadãs e lutem por seus direitos. Foi dessa forma que agiu a política no Paraná contra os sem-terra do acampamento Dom Tomás Balduino.

Quem acompanha as práticas dos que estão impondo o impedimento da presidenta sem crimes de responsabilidade sabe que são totalmente favoráveis a esse tipo de estado. Então, quem deseja justiça e criação de oportunidades para os mais pobres precisa lutar contra esse golpe parlamentar e, ao mesmo tempo, exigir que o governo federal se liberte das imposições dos ricos e use bem os recursos públicos em favor da vida e dos direitos de todas as pessoas.
          
Ivo Poletto

Nenhum comentário:

Postar um comentário