quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DOS AFETADOS POR DESASTRES SOCIOAMBIENTAIS

ESTE ARTIGO DO SANDRO, QUE É MEMBRO DA COMISSÃO NACIONAL DO MONADES, RELATA QUE O SEMINÁRIO REALIZADO EM TERESÓPOLIS, RJ, CONFIRMOU A NECESSIDADE DA ORGANIZAÇÃO DOS AFETADOS PARA CONQUISTA E GARANTIA DE SEUS DIREITOS. PARABÉNS AOS AFETADOS E SEUS AMIGOS DA REGIÃO SERRANA DO RJ!

FRIBURGO, TERESÓPOLIS E PETRÓPOLIS REALIZAM O SEGUNDO SEMINÁRIO
DA REGIÃO SERRANA

No último sábado, dia 21, aconteceu o seminário "Direito à Moradia: Mobilização e Organização Popular na Serra Fluminense". Este foi o segundo seminário realizado na região e que tem como objetivo, criar um movimento serrano fluminense dos afetados pela tragédia socioambiental ocorrida em janeiro de 2011, além de fortalecer as lideranças locais, dando visibilidade às questões que envolvem a referida tragédia, como: a luta por moradia digna; a realização de obras que garantam a segurança das moradoras e moradores em áreas ditas de risco, sem que estes necessitem serem removidos de sua comunidade; discussão sobre a Lei de Proteção e Defesa Civil; estratégias de mobilização popular; etc.
O encontro ocorreu em Teresópolis, no salão da igreja católica da paróquia da Granja Florestal, bairro fortemente afetado pela grande tragédia, e contou com a presença de cerca de 70 pessoas, lideranças e moradores de diversas comunidades afetadas por tragédias socioambientais de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, representantes de instituições de luta pelos direitos sociais, pesquisadores de universidades e representantes religiosos.
A mística de início do encontro deu o tom colorido e diversificado que permeou todo o dia e integrou todo o grupo em torno de bons sentimentos e valores humanos trazidos por cada um.
Imagem inline 2
Mística de início.

Os participantes assistiram a uma explanação sobre a Lei Nacional de Proteção e Defesa Civil e depois puderam discutir, em grupo, alguns tópicos referentes à lei. Dentre os questionamento sobre esta lei, que afeta diretamente a vida das pessoas, se destaca o fato da não participação popular em sua elaboração, "como deveria se pensar uma lei de proteção humana à partir dos territórios, bairros, municípios, e regiões?"

Imagem inline 4
Membro da plenária manifestando opinião frente as exposições sobre a Lei de Proteção e Defesa Civil.

Em seguida, representantes da Pastoral das Favelas deram importante contribuição expondo o histórico de luta no Rio de Janeiro e apontando itens e caminhos estratégicos para a organização e luta das comunidades. Destacando a fundamental importância da organização dos bairros, o conhecimento das leis de garantia dos direitos sociais e de cidadania, assim como, o conhecimento dos caminhos jurídicos a serem tomados.
Imagem inline 5
A advogada da Pastoral da Favela realizando sua palestra para os participantes do seminário.

Membros das associações de moradores dos bairros de Córrego d´Antas e Três Irmãos, de Nova Friburgo, também compartilharam suas experiências construídas através da luta organizada pela reconstrução de suas comunidades. Expuseram importantes conquistas e os desafios com que ainda convivem, fortalecendo a ideia da necessidade de mobilização e organização dos moradores, sem a qual não teriam havido as conquistas frente ao poder público. A necessidade da organização em outros níveis, para além dos bairros, também foi colocada como uma necessidade para o fortalecimento das ações locais e intervenção nas políticas públicas de garantia de direitos aos afetados por desastres, como a articulação e organização popular nos municípios, na região serrana através da Rede Serrana, e nacional através do Movimento Nacional dos Afetados Por Desastres Socioambientais - MONADES.
Imagem inline 6
Presidente da Associação de Moradores dos Três Irmãos - NF, falando aos participantes do seminário.

Em seguida, os participantes, divididos em grupos, debateram o futuro do movimento na região e laboraram propostas para a área da comunicação e divulgação, articulação e mobilização popular, estratégias para intervenção jurídica visando a garantia dos direitos sociais, entre outras.
Discutiu-se também, a participação dos municípios no " Seminário Internacional Desnaturalização dos Desastres e Mobilização Comunitária: novo regime de produção de saber", que vai ocorrer nos dias 15 e 16 de outubro, no Museu da Vida, na Fiocruz. Neste seminário, além dos debates promovidos à partir de mesas compostas por estudiosos e representantes de movimentos sociais, será apresentada uma exposição sobre a tragédia da Região Serrana e também acontecerá um ato em memória às vítimas mortas na tragédia e pela dignidade dos afetados que permanecem na luta por seus direitos. Neste seminário também ocorrerá a reunião nacional do MONADES quando, aos afetados da Região Serrana, se juntarão afetados de outras regiões do país para discutirem os rumos do movimento.
Imagem inline 7
Cartazes com as propostas da plenária.

O segundo seminário da Região Serrana foi um encontro de rico conteúdo e um momento de se deixar aflorarem, entre os participantes, sublimes emoções e sentimentos de solidariedade, fraternidade, esperança e amor, sobretudo expresso pela hospitalidade da comunidade da Granja Florestal que a todos acolheu com trabalho e carinho.
Imagem inline 8
Membros da paróquia da Granja Florestal preparando a alimentação do seminário.

Instituições representadas no seminário:
Associação de Moradores do Bairro do Caleme - Teresópolis
Associação de Moradores do Bairro de Córrego d´Antas - Nova Friburgo
Associação de Moradores do Loteamento Três Irmãos - Nova Friburgo
Associação de Moradores do Bairro do São Geraldo - Nova Friburgo
Associação de Moradores do Bairro do Jardinlândia/Tauru - Nova Friburgo
Associação de Moradores do Bairro do Terra Nova - Nova Friburgo
Presença Samaritana
AVIT - Associação das Vítimas da Tragédia de Teresópolis
INCID/IBASE - Indicadores de Cidadania do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas
CDDH - Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis
Pastoral das Favelas
CRB - Conferência dos Religiosos do Brasil do Estado do Rio de Janeiro
Movimento dos Moradores de Rua
Associação dos Catadores
UFF - Universidade Federal Fluminense
Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz
Além de moradores de diversas comunidades afetadas como: Feos, Granja Florestal e Vargem Grande.
O apoio financeiro foi da Fundação Sócio Ambiental CASA - Caixa Econômica Federal.

Por Sandro Schottz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário