segunda-feira, 21 de abril de 2014

QUEM DECIDE SOBRE A VIDA NO PLANETA



Num dos artigos publicados em Carta Maior sobre o recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o IPCC, colho uma informação interessante: as decisões sobre o futuro da vida em nosso Planeta estão nas mãos de 58 pessoas.  

Quem são elas?

Segundo o autor, são os 51 senadores dos Estados Unidos e os 7 membros do Comitê Permanente do Comitê Central do único partido da China. Nos Estados Unidos, a maioria necessária no Senado é de 51 votos, mas como a maioria é da oposição, seja para fazer oposição ao governo, por convicção ou para defender os interesses das grandes empresas, essa maioria impede qualquer projeto em favor das mudanças que devem ser feitas. E os 7 poderosos da China insistem: por que nós devemos mudar, se os Estados Unidos da América não muda?

Acontece, porém, que os dois países têm enorme responsabilidade. Vejam: 10 países causam 70% do total da poluição mundial com gases de efeito estufa, mas os Estados Unidos e a China são responsáveis por 55% desse total. Por isso, se estes dois países não mudam e não se comprometem com os demais, a Terra continuará aquecendo cada vez mais, podendo chegar, em 2100, a uma temperatura de mais 4 a 5 graus Celsius. Na verdade, sem mudanças profundas nos próximos anos, na década de 2040 todas as formas de vida enfrentarão a temperatura de mais 2ºC, com mudanças climáticas que tornarão difícil e até impossível a vida em muitas partes do planeta.

Diante desse quadro, tudo que se puder fazer em favor das mudanças necessárias é importante. Mesmo o que eu e você fizermos em nossa casa e em nossa forma de vida. Basta pensar qual seria o efeito de mudanças feitas por todas ou pela maioria das pessoas, famílias, comunidades: junto com maiores cuidados com o lixo, com o esgoto, com a alimentação, com o uso de água, com os gastos de energia, com o tipo de transporte a ser usado, um poder maior se manifestará: se todas as pessoas, ou se a maioria delas deixar de consumir o que polui ou o que é produzido com uso de fontes de energia e matérias primas que poluem o ambiente, as empresas poluidoras serão forçadas a mudar. Mais ainda, os governos serão forçados a promover políticas públicas que combatam tudo que polui e contamina a atmosfera.

Em outras palavras, o planeta Terra está desejando que nós, seus filhos e filhas, nos manifestemos como cidadãos e cidadãs e filhos e filhas de Deus, para que ela e nós possamos vencer tudo que está morto e tudo que provoca morte, avançando para novas e mais humanas e divinas formas de vida. É assim que se vive a Ressurreição de Jesus.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário