segunda-feira, 14 de abril de 2014

A LUZ DA RESSURREIÇÃO DE JESUS





Estamos na Semana Santa. Os que seguem a Jesus recordam como Ele foi preso, torturado e condenado de forma absolutamente injusta, acusado de ações subversivas por ter criado oportunidades para que o povo levantasse a cabeça, acreditasse em si e criasse novas formas de relação entre as pessoas acolhendo e construindo o Reino de Deus. Foi considerado um perigo para os amigos do império romano e para os que usavam o sistema religioso do Templo para dominar e explorar o povo.

Este foi o julgamento dos donos do poder, mas Deus e de muita gente do povo não concordaram com eles, já que Jesus passou a vida fazendo o bem, amando as pessoas, atraindo-as para uma caminhada de libertação, e o fez com tal firmeza e fidelidade que recebeu de Deus, como reconhecimento amoroso e em resposta à crucificação, vida nova pela ressurreição. Nasce deste fato a esperança segura de que o amor libertador, mesmo se passar por condenações injustas, é fonte de vida que une com Deus, de vida eterna.

A luz que a ressurreição de Jesus irradia se faz presente na vida de todas as pessoas que amam, das pessoas que se transformam para amar ainda mais. É uma luz que ajuda a tomar consciência e a ter coragem de superar limites, visões equivocadas, práticas egoístas e predadoras. É uma luz que renova a vida e leva a lutar pela vida de todas as pessoas, de todos os demais seres vivos e da Mãe Terra.

Compreendida e vivida dessa forma, a Páscoa deveria ser um tempo revolucionário no Brasil, em que há tantas pessoas que creem em Jesus. Deveria ser um tempo para forçar mudanças em favor da justiça e da vida, em favor da geração da energia que precisamos a partir do uso do sol e do vento, deixando de agredir o ambiente da vida com a queima de petróleo, gás, carvão, átomos de urânio e deixando de agredir rios e os seres que vivem neles, florestas e os seres vivos e comunidades humanas que vivem nelas para construir represas e aumentar a emissão de metano na atmosfera.

Sei que isso não está acontecendo porque muitas pessoas que creem em Jesus foram levadas a viver a Páscoa apenas como algo ligado à salvação individual, e não como um convite seguro de que vale a pena ser e viver como Jesus, apaixonados pela justiça e pela vida, pela prática do amor libertador. Meus votos de Páscoa são para que todas as pessoas passem a viver uma Páscoa de mudança, de transformação, sendo cidadãos e cidadãs ativas em favor de políticas públicas que promovam a vida.
                        Ivo Poletto

Nenhum comentário:

Postar um comentário