quarta-feira, 4 de abril de 2012

QUANDO A CORRUPÇÃO SERÁ DERROTADA?

O que está sendo revelado como comportamento do senador Demóstenes, do DEM de Goiás, levanta uma pergunta: sendo ele, como outros, pelo menos na aparência, um paladino da moralidade pública, até onde está encrustrada a corrupção no Brasil?


A pergunda se justifica porque seu comportamento indica que, para ele, suas relações com criminosos seria algo natural ou correto. E aí surge outra pergunda: mas não é isso mesmo que caracteriza parte significativa do modo de proceder das elites brasileiras e dos que servem a elas?

Alguém já levantou uma outra pergunta, mais intrigante ainda: quem é realmente ladrão, o que apanha uma fruta para alimentar-se, ou os administradores de bancos que criam estratégias para quebrar países, com todas as consequências sociais que isso implica?

Por hoje, ficam as perguntas. É melhor buscar respostas em conjunto, com a cidadania, criando oportunidades para que os cidadãos e cidadãs descubram que não devem confiar a qualquer um, por mais que se apresente como moralista, sua parcela de poder democrático. O desafio é grande porque, como diz o ditado popular, há lobos que sabem apresentar-se com peles de ovelhas.

Um comentário:

  1. Olá amigo e irmão Ivo Poletto, é dificio o momento em que passamos no senário político do nosso País, mas uma coisa é certa, a corrupção só terá fim, quando as pessoas que assumem os cargos publicos abrirem mão de tantas ganancias e ambições pelo dinheiro. Será que isso tem rumo de acontecer um dia? Além disso, vejo que a população tambem tem que deixar de ser corrupta, já que, uma vez que se vende o voto, também é ato de corrupção.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir