quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O QUE ACONTECERÁ EM 2012?

Há pelo menos duas interpretações da denominada profecia maia, e eu desejo que aconteça a segunda. A primeira a interpreta como um fim de mundo materializado, produzido por desastres terríveis. A segunda centra a mudança em algo mais profundo: será um ano de transformação no modo de ser humano na Terra.

Se alguém pensar que a segunda interpretação se refere a algo mais fácil, está muito enganado. Trata-se do fim de um mundo, isto é, do fim de uma civilização assentada sobre um autodefinido direito que os homens teriam de submeter a Terra, com todos os seus seres vivos e elementos naturais, ao seu domínio e uso. Esta civilização está levando a Terra ao estresse e desequilíbrio, e a humanidade a uma dominação de poucos sobre quase todos - de 1% sobre 99%, repetem os indignados em cada vez mais numerosas praças do mundo. Por isso, o fim desse tipo de mundo é tarefa que só pode ser realizada por ações de muitos, e ações que abandonam a violência, pois ela tem sido característica dos que foram impondo a civilização dominante. Em outras palavras, ou será fruto da prática real e transparente da democracia, ou não acontecerá.

Os movimentos dos indignados, com suas práticas de ocupar espaços, de exigir democracia real já, de colocar em questão toda forma institucionalizada de política e de economia, carregam em seu seio muito mais mensagens e propostas do que se possa imaginar. São ainda frágeis, limitados, com muitas indefinições. Mas são um começo de movimentos que não esperam realizar mudanças depois de terem derrotado algum inimigo, de terem alcançado um poder de impor mudanças. São movimentos que praticam a decisão coletiva democraticamente, e sobre todos os assuntos que dizem respeito à vida. Isso faz deles, potencialmente, um tipo de ação política que transforma as pessoas ao dizerem não ao que é negativo para a maioria e ao buscarem juntos novas formas de conviver como humanos num ambiente vital criado pela Terra.

Deixo estas notas como indicação do que nos deverá ocupar em 2012, se quisermos que ele seja o fim desse tipo de mundo que ameaça a vida da Terra, de seus filhos e filhas, junto com todos os demais seres vivos. Ou para que seja, pelo menos, um real começo deste fim do mundo da dominação capitalista.

Se desejar, socialize seu pensamento e suas expetativas sobre 2012. Esse espaço de reflexão crítica e cidadania se assume como mais uma frente dos indignados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário