E ENTRE NÓS, QUANDO? QUEM? COM QUE POLÍTICAS PÚBLICAS?
E POR QUE NÃO MUDAR O USO DO SOLO, RECRIANDO FLORESTAS EM LUGAR DE CONTINUAR DESMATANDO? E PROMOVENDO A AGROECOLOGIA COM O SISTEMA AGROFLORESTAL EM LUGAR DO SISTEMA DESTRUTIVO E CONTAMINADOR DO AGRONEGÓCIO?
PLANTANDO ÁRVORES NOS TELHADOS DE NOVA YORK E NUMA CIDADE INTEIRA NA CHINA
Em Nova York, o projeto Cool Neighborhoods NYC quer amenizar as ilhas de calor espalhadas pela cidade respeitando as particularidades de cada bairro. O prefeito Bill de Blasio disse que “esta é uma questão de equidade; verões mais quentes, exacerbados pelas mudanças climáticas, são uma ameaça que recai desproporcionalmente sobre as comunidades. Estamos respondendo a esses problemas com programas destinados a proteger a saúde dos nova-iorquinos, como expandir as árvores da nossa cidade, promover a união da comunidade e muito mais”.
Serão mais de US$ 80 milhões para plantar árvores no Bronx, Brooklin e Manhattan e espalhar telhados verdes na área. Outros US$ 26 milhões vão para colocar mais árvores em parques e outras em outros bairros da cidade.
Como a China não gosta de ficar para trás nem é conhecida pela modéstia de suas pretensões, dois tremendos edifícios chamados de “florestas verticais” estão sendo construídos em Nanjing. Eles terão quase 1.000 árvores e 2.300 arbustos de 23 espécies locais nas suas fachadas. Não contentes, o mesmo escritório de arquitetura Stefano Boeri, projetou uma cidade inteira na província de Guangxi para 30 mil pessoas, na qual todas as superfícies de todas as edificações abrigarão 40 mil árvores e mais 1 milhão de outras plantas de 100 espécies diferentes.
Pelo projeto, este verde todo vai capturar 10 mil toneladas de CO2 e 57 toneladas de outros poluentes. A cidade vai ficar pronta em 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário