quinta-feira, 6 de julho de 2017

O MATOPIBA AJUDA A ENFRENTAR AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS?

POIS É O QUE O BANCO DE TOKIO - MITSUBISHI E A JICA DESEJAM QUE O FUNDO VERDE DO CLIMA RECONHEÇAM!

SÓ PARA LEMBRAR: É DA JICA (Japan International Cooperation Agency) O PROJETO ORIGINAL DO CHAMADO "DESENVOLVIMENTO DO CERRADO", ASSUMIDO PELA DITADURA DO GENERAL GEISEL NOS SEGUIDOS PRODECER - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO CERRADO. CONTOU E CONTA COM $ JAPONESES E DO POVO BRASILEIRO, VIA GOVERNO FEDERAL.

POIS É, O MATOPIBA, SE LEVADO À PRÁTICA, SERÁ O TIPO DE "DESENVOLVIMENTO" QUE ESTÁ SECANDO O CERRADO E ENRIQUECENDO MEIA DÚZIA DE EMPRESÁRIOS DO AGRONEGÓCIO QUE ACABARÁ COM O RESTO DE CERRADO - EXISTENTE NA BAHIA, TOCANTINS, PIAUÍ E MARANHÃO. 

A MORTE DO CERRADO SERÁ AVANÇO DA DESERTIFICAÇÃO, FIM DA CAPACIDADE DE O CERRADO SER SERVIDOR DE ÁGUA PARA TODOS OS BIOMAS, REBAIXAMENTO DOS AQUÍFEROS... UM DESASTRE QUE OS RICOS DO JAPÃO QUEREM QUE SEJA RECONHECIDO COMO MITIGAÇÃO OU ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS!

A NOTÍCIA ABAIXO FOI ELABORADA POR UMA AMIGA QUE FAZ PARTE DO GRUPO CARTA DE BELÉM.

Pessoal, 

O Fundo Verde do Clima (GCF) está para acreditar o Banco de Tokyo - Mitsubishi e a JICA para que possam acessar esse fundo. Isto significa que ambas as instituições poderão acessar o Fundo Verde do Clima, sob justificativa de financiamento a projetos de mitigação e adaptação a mudanças climáticas. Na prática, a JICA e o Banco acessam o fundo com o portfólio de projetos que poderiam financiar e, a partir disso, tornam-se elegíveis/ter elegibilidade tanto para receber recursos, quanto para aportar nos projetos que julgarem mitigar ou adaptar. Vejam, que a elegibilidade se dá a partir de uma acreditação que valerá para todo um portfólio e, não, projeto a projeto. 

Imaginem a JICA acessando para projetos para todo o Matopiba tendo um passaporte/selo de elegibilidade de que tudo que diz respeito a este projeto ou mitiga, ou adapta as mudanças climáticas (um exemplo, e o ABC Cerrado ou os projetos que ele diz serem de promoção da segurança alimentar com o zoneamento de áreas para a intensificação da produção de grãos para o mercado internacional de alimentos). 

A questão é séria desde este caso especifico, mas nos dá instrumentos/subsídios para pensar os problemas do Fundo Verde, principal e oficial instrumento da Convenção do Clima. 

Abc
Marcela Vecchione Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário