segunda-feira, 27 de março de 2017

MUITA ÁGUA NOS DOIS LADOS DOS ANDES PERUANOS

É ISSO, GENTE, PARECE VIRAR TRADIÇÃO: DEPOIS DE UM ANO DE SECA, UM ANO COM ENCHENTE CADA VEZ MAIS INTENSA... 

É BOM BOTAR AS BARBAS DE MOLHO E CRIAR JUÍZO: OU MUDAMOS TUDO QUE CAUSA AQUECIMENTO GLOBAL, OU MORREREMOS ANTES DO TEMPO!

A costa peruana é muito seca. Mas por lá, desde o começo do ano, tem caído dez vezes mais chuva que a média histórica. Os meteorologistas atribuem estas chuvas a um raro “El Niño costeiro”, que, por conta do aquecimento global, deve ser cada vez menos raro. Numa região pouco preparada para tanta água, os danos são respeitáveis: 84 mortes e 111 mil desabrigados. Com vários bairros inundados, as muitas poças de Lima são prato cheio para a proliferação de mosquitos e a trinca do Aedes, dengue, chikungunya e zika, já está fazendo seus estragos.

Do outro lado dos Andes, cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) preveem que a enchente do Amazonas deste ano será uma das maiores dos últimos anos. Apontam como indício a rapidez com a qual o nível do rio Negro subiu no começo do ano, chegando a 20 centímetros por dia, o que até é normal na época das cheias, mas não na época de vazante de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário