segunda-feira, 13 de março de 2017

FÓRUM SOCIAL PANAMAZÔNICO E A VIDA DO E NO BIOMA

QUEM DESEJA A VIDA DA AMAZÔNIA E SEUS POVOS FICA FELIZ AO VER AS ARTICULAÇÕES QUE O FÓRUM SOCIAL PANAMAZÔNICO VAI PROMOVENDO. ESTA CARTA SINTETIZA AS CONTRIBUIÇÕES DO PRÉ-FÓRUM BRASILEIRO.

PRÉ-FÓRUM SOCIAL PANAMAZÔNICO

CARTA COMPROMISSO MANAUS

“Vamos ao chamado da floresta”

NÓS, povos da floresta e das águas, povos indígenas, populações tradicionais e povos de terreiro, movimento negro, movimento indígena, movimentos de mulheres e feministas, movimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, reunidos e reunidas nos dias 11 e 12 de novembro de 2016 no Parque do Mindu no Pré Fórum Manaus do VIII Fórum Social Panamazônico, afirmamos e reafirmamos nossa diversidade e nossa luta coletiva por relações de respeito com a Mãe Terra e entre nós e contra os projetos do grande capital nacional e transnacional de destruição da Panamazônia. Repudiamos o golpe de Estado em andamento no Brasil que está interligado às tendências globais de conservadorismo machista, racista e xenófobo e ao capitalismo financeiro internacional e defendemos o Bem-Viver contra as tentativas de naturalização da desigualdade e de financeirização da natureza!

Vivemos um momento crítico da história da Natureza. As condições de vida de milhares de pessoas estão se precarizando e sob permanente ameaça. Muitos sucumbem nas travessias e na defesa da terra, do direito de morar, comer, de ir e vir. A violência avança e faz vítimas de todas as idades atingindo, principalmente, os mais pobres.

Não iremos nos calar diante dessa violência e da violência provocada pelos grandes projetos que afligem os povos e destroem a natureza na Amazônia. Protegeremos nossos parentes, povos e terras dos nossos ancestrais! Lutamos e lutaremos, arduamente para combater os problemas que nos assolam e assolam as pessoas ao nosso redor. Lutaremos pela manutenção de nossos direitos conquistados com longas jornadas de luta, contra a PEC 55 - que congela as verbas públicas; contra a PEC 215 - que retira da Constituição Federal todos os direitos territoriais conquistados pelos povos indígenas; contra os projetos de lei de “Escola Sem Partido” a chamada “lei da mordaça”; contra a transformação do ensino médio num modelo de formação tecnicista a serviço do mercado e contra todas as PECs e leis que dizem NÃO aos nossos direitos! Nenhum direito a menos!

Nós dizemos não à neo-colonização! Buscaremos uma cultura de descolonização, garantindo o bem-viver nosso, dos nossos parentes, dos nossos povos, da nossa Amazônia e do nosso planeta! Dizemos não ao saque mineral poluidor das águas, das florestas e do Planeta, a expansão rural do agronegócio, ao latifúndio, aos monocultivos extensivos e aos agrotóxicos! Não à invasão, destruição, deflorestação dos territórios amazônicos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário