terça-feira, 7 de junho de 2016

MENSAGEM DO ARCEBISPO DE GOIÂNIA AO VALDIR MISNEROVICZ

Arquidiocese de Goiânia Cúria Metropolitana
Muitos membros, um só corpo.

Mensagem Pastoral: Meu irmão Valdir
Goiânia, 04 de junho de 2016.

Em nosso cotidiano, às vezes somos surpreendidos com notícias desagradáveis e tristes. Uma dessas foi a notícia sobre a prisão de Valdir Misnerovicz, mestre em Geografia pela UFG, foi preso na tarde do último dia 31, no Rio Grande do Sul e conhecida liderança em nível nacional e internacional, particularmente, meu amigo. E sobre essa última característica que faço questão de testemunhar aqui.

Eu o tenho como meu filho. Por Valdir coloco minha mão no fogo. Nossa amizade vem desde os tempos em que eu era bispo da Diocese de São Luis de Montes Belos. Com residência fixa em Santo Antônio de Goiás, ele me visita frequentemente. Tem demonstrado ser um excelente mediador de conflitos, mesmo em situações polêmicas e conflitivas, em que, repetidas vezes acabou acontecendo radicalização de um dos lados ou de ambos os lados. Valdir sempre demonstra ser um homem de bom senso, calmo e com clareza de posições e atitudes em defesa da vida, sobretudo da vida dos pobres sem terra.

E por causa desse nosso vínculo de amizade e, na condição de pastor do rebanho que dediquei um tempo na tarde da última 5 a feira e na manhã seguinte para, juntamente com Frei José Fernandes, frade dominicano, membro da CBJP/CNBB e da JPIC da CRB Nacional e vice-coordenador da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, visitar pessoalmente o Valdir na DEIC de Goiânia (Delegacia Estadual de Investigação Criminal). De lá fomos direto para uma audiência na Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás. Outra importante audiência foi a que tivemos com o presidente do Tribunal de Justiça de nosso Estado. Agradeço a cada uma das autoridades que nos recebeu tão prontamente ao solicitado. Em todas as oportunidades, além de alguma solicitação específica, pude testemunhar sobre a consideração que tenho sobre o Valdir.

Jesus nos ensina a sermos missionários da Paz. A Bíblia nos ensina que a Paz é fruto da Justiça (cf. Isaías 32, 17). O Santo Padre, o Papa Francisco insistentemente tem nos lembrado sobre o valor do diálogo e a cultura do encontro, como instrumentos de construção da Paz.

Neste Ano da Misericórdia, conclamamos a toda a sociedade brasileira, em especial a nós do Estado de Goiás, a sermos agentes da Misericórdia também visitando as pessoas presas, a exemplo de Jesus que diz "eu estava na prisão e, vocês foram me visitar" (Mateus 25, 36).

Amigo Valdir, continue a pautar-se sobre as linhas do Evangelho, que devem manter-se sempre como sólido e seguro fundamento do seu proceder individual e do seu trabalho social. Seja a sua missão iluminada e orientada pela luz da fé, que se exprima e se traduza em testemunho coerente de vida cristã.

Juntamente com estes votos, envio a você e à sua família, uma especial Bênção Pastoral,

Dom Washington C
Arcebispo Metropolitano de Goiânia
Praça Dom Emanuel, s/n — Centro — 74030-140
cx. Postal 174 - 74001-970 - Goiânia - Goiás t t t t Fones: (62) 3223-0769 e 3223-0759 - Fax: (62) 3223-8532

Nenhum comentário:

Postar um comentário