segunda-feira, 20 de junho de 2016

CORRUPÇÃO GLOBAL DAS GRANDES CORPORAÇÕES

O avanço das delações premiadas está revelando que a corrupção é quase a regra geral nas relações entre grandes empresas e políticos. E a sensação geral é de que a cúpula do PMDB, o governo e o próprio interino Temer, estão todos envolvidos na corrupção. Mas há políticos de quase todos os partidos metidos no mesmo tipo de prática.

Outra coisa que está assustando a população é a quantidade de milhões desviados, usados diretamente dentro do país ou depositados em contas no exterior. E como foram usados em eleições, a corrupção está ajudando a entender por que foram eleitos tantos políticos ligados ao agronegócio, às empresas de armas, aos clubes de futebol, bem como pastores que gostam de enriquecer e acham que isso seria sinal da bênção de algum tipo de deus. Assim sendo, é a própria democracia que está sendo afetada por corrupção.

Esta corrupção brasileira que não tem fim tem sido motivo de comentários e críticas em muitas partes do mundo, de modo especial nos Estados Unidos e na Europa. Isso é bom porque ajuda a cobrar a condenação dos criminosos apesar da humilhação imposta ao povo brasileiro, que não é corrupto e sofre as consequências da bandalheira dos ricos e políticos. Mas seria muito bom que se identificasse o que existe de corrupção também nos países ricos.

É de grandes bancos e empresas de lá que se alimentam os paraísos fiscais, e até as pedras sabem que essa montanha de dinheiro está lá para fugir do pagamento de impostos, e que a maior parte dele foi gerado em negócios ilegais e criminosos, como contrabandos, tráfico de drogas, de pessoas e de órgãos humanos, e precisa, por isso, ser lavado para aparecer nos bancos como dinheiro limpo e legal. São bancos também os donos de todo tipo de títulos de dívida, de modo especial das dívidas dos estados, que servem como cabresto e poder de controle dos governos do mundo, que abandonam a garantia e proteção dos direitos humanos para dar conta de pagar os altos juros.

Além disso, as mesmas grandes empresas que comandaram o progresso usando e levando as pessoas a usarem fontes fósseis de energia e se tornarem consumistas, querem agora ganhar ainda mais dinheiro e poder fazendo negócios com o dióxido de carbono que ameaça a nossa vida. Isso não é uma corrupção que afeta a Terra e todos os seus filhos e filhas?

A necessidade e urgência de acabar com todas as formas de corrupção é brasileira e mundial.

          
Ivo Poletto

Nenhum comentário:

Postar um comentário