Estive compondo a delegação brasileira, representando o MONADES, no Encontro Mundial de Movimentos Populares, ocorrido nos dias 7, 8 e 9 de julho, em Santa Cruz de La Sierra, na República Plurinacional da Bolívia.
Lá, estiveram presentes representantes de movimentos de mais de 40 países. Era grande a variedade cultural e étnica, mas todos com um propósito único, discutir questões referentes às lutas pelo direito à terra, teto e trabalho.
Nos dias 7 e 8, ocorreu a exposição de inúmeras experiências e opiniões de lideranças de diversos movimentos, além das falas do cardeal católico ganês e presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz no Vaticano Peter Turkson e do presidente boliviano Evo Morales. Na sequencia, foram constituídos grupos de trabalhos, divididos entre os três temas em discussão, para produzir o conteúdo que constou na Carta de Santa Cruz. Para acessar a Carta de Santa Cruz clique aqui.
No dia 9, tivemos a presença do Papa Francisco, uma semana após ter publicado a encíclica Laudato Si´, importante documento dirigido não só aos católicos, mas à toda a humanidade e que fala, de modo contundente, sobre o cuidado que devemos ter com nossa casa comum, o Planeta Terra. Para acessar a encíclica clique aqui.
Neste encontro, o Papa Francisco, impressionou e entusiasmou à todos, leigos, ateus e religiosos de diversas denominações, com seu discurso incisivo, questionando "a lógica do lucro à qualquer custo, sem pensar na exclusão social ou na destruição da natureza", chamando o capitalismo de "ditadura sutil" e conclamando os movimentos sociais a realizarem três grandes tarefas: "colocar a economia a serviço dos povos", "unir nossos povos no caminho da paz e da justiça" e defender "a mãe Terra". Para acessar ao texto do discurso clique aqui.
O Papa Francisco, com a mansidão de sua fala e a força de suas palavras, consolida sua posição como uma das mais importantes lideranças mundiais dos países periféricos e dos povos excluídos, propondo mudanças estruturais na economia planetária, uma revolução cultural e a conversão ecológica*.
*Estes conceitos podem ser melhor compreendidos com a leitura da encíclica Laudato Si´.
Nenhum comentário:
Postar um comentário