segunda-feira, 20 de julho de 2015

PRESENÇA DO MONADES NO II ENCONTRO MUNDIAL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

BREVE ARTIGO DE SANDRO SHOTTZ, MEMBRO DA COMISSÃO NACIONAL DO MOVIMENTO DOS AFETADOS POR DESASTRES SOCIOAMBIENTAIS, COMUNICANDO SUA PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO MUNDIAL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, E DESTES COM O PAPA. DIVULGUEM PARA TODAS E TODOS OS AFETADOS POR DESASTRES SOCIOAMBIENTAIS DE SUAS REGIÕES.

Estive compondo a delegação brasileira, representando o MONADES, no Encontro Mundial de Movimentos Populares, ocorrido nos dias 7, 8 e 9 de julho, em Santa Cruz de La Sierra, na República Plurinacional da Bolívia.
Lá, estiveram presentes representantes de movimentos de mais de 40 países. Era grande a variedade cultural e étnica, mas todos com um propósito único, discutir questões referentes às lutas pelo direito à terra, teto e trabalho.
Nos dias 7 e 8, ocorreu a exposição de inúmeras experiências e opiniões de lideranças de diversos movimentos, além das falas do cardeal católico ganês e presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz no Vaticano Peter Turkson e do presidente boliviano Evo Morales. Na sequencia, foram constituídos grupos de trabalhos, divididos entre os três temas em discussão, para produzir o conteúdo que constou na Carta de Santa Cruz. Para acessar a Carta de Santa Cruz clique aqui.
No dia 9, tivemos a presença do Papa Francisco, uma semana após ter publicado a encíclica Laudato Si´, importante documento dirigido não só aos católicos, mas à toda a humanidade e que fala, de modo contundente, sobre o cuidado que devemos ter com nossa casa comum, o Planeta Terra. Para acessar a encíclica clique aqui.
Neste encontro, o Papa Francisco, impressionou e entusiasmou à todos, leigos, ateus e religiosos de diversas denominações, com seu discurso incisivo, questionando "a lógica do lucro à qualquer custo, sem pensar na exclusão social ou na destruição da natureza", chamando o capitalismo de "ditadura sutil" e conclamando os movimentos sociais a realizarem três grandes tarefas: "colocar a economia a serviço dos povos", "unir nossos povos no caminho da paz e da justiça" e defender "a mãe Terra". Para acessar ao texto do discurso clique aqui.
O Papa Francisco, com a mansidão de sua fala e a força de suas palavras, consolida sua posição como uma das mais importantes lideranças mundiais dos países periféricos e dos povos excluídos, propondo mudanças estruturais na economia planetária, uma revolução cultural e a conversão ecológica*.
*Estes conceitos podem ser melhor compreendidos com a leitura da encíclica Laudato Si´.

Nenhum comentário:

Postar um comentário