sexta-feira, 15 de agosto de 2014

CAMPANHA ENERGIA PARA A VIDA



Foi lançada, no Fórum Social Temático que, como falamos na semana passada, foi realizado em Brasília nos dias 7 a 10 agosto, a Campanha ENERGIA PARA A VIDA, em favor de uma nova política energética para o Brasil.

Não se trata de uma decisão do Fórum Social Temático, mas uma iniciativa organizada durante o último ano por um conjunto de entidades que estão ligadas à realidade da energia em nosso país.

Vale a pena destacar o objetivo geral da Campanha:
  • Promover uma nova política para o setor energético no Brasil à altura dos desafios do século 21, baseada em princípios de eficiência econômica, justiça social, respeito à diversidade cultural, participação democrática e sustentabilidade ambiental.
E para alcançar essa mudança, serão perseguidos os seguintes objetivos concretos:
  • Conscientizar e mobilizar os cidadãos e cidadãs para transformar o atual modelo energético brasileiro, aproveitando as enormes oportunidades em áreas como a geração descentralizada de energia solar e eólica e a eficiência energética.
  • Facilitar o intercâmbio de informações e experiências práticas entre comunidades, movimentos sociais, pesquisadores e entidades da sociedade civil, a respeito de estratégias energéticas alternativas e inovadoras.
  • Promover mudanças no marco legal das políticas públicas relacionadas ao setor elétrico, de modo a corrigir desvios e viabilizar o aproveitamento de oportunidades para uma nova política energética, aproveitando os resultados de debates e diálogos entre sociedade civil, órgãos governamentais e setor privado.
Como podem perceber, amigos e amigas, não são objetivos fáceis de serem alcançados. Afinal, a energia é um setor dominado, desde sempre, mas especialmente com a privatização promovida pelo governo FHC, pelas grandes empresas de construção de hidrelétricas e de venda energia. Por isso, a campanha depende da participação de vocês e de outras pessoas que vocês podem convidar. Para conhecer a Campanha e assinar a petição aos candidatos a presidente da república, entrem no site www.energiaparavida.org
 
           [texto de programa de rádio, acessível em www.fclimaticas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário