quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A POLÍTICA ENERGÉTICA BRASILEIRA EM DEBATE



Será realizado nesta semana, entre os dias 7 e 10, em Brasília, o Fórum Social Temático sobre energia. Ele é um dos mais de 40 Fóruns temáticos ou regionais que estão sendo promovidos no mundo dentro do processo permanente do Fórum Social Mundial. E vale lembrar: desde seu nascimento, o Fórum Social Mundial é espaço de reflexão crítica, de intercâmbio de práticas e de articulação de ações eficazes para combater o neoliberalismo capitalista e de ir construindo um Novo Mundo possível e necessário.

Em outras palavras, no Fórum de Brasília as entidades organizarão livremente iniciativas que colocarão em debate a política energética do nosso país e definirão o que fazer para que o país mude de rumo, a partir dessas e outras perguntas: é necessário e bom continuar aumentando a produção de energia nuclear, mesmo sabendo das ameaças de desastres como o de Fukushima, no Japão? É necessário e bom aumentar a produção de energia termelétrica, mesmo sabendo que o petróleo, o carvão e o gás queimados emitem grande quantidade de gases que aumentam a temperatura da Terra? É necessário e bom aumentar o número de grandes e pequenas hidrelétricas, mesmo sabendo que elas mudam as funções dos rios, provocam outros desastres ecológicos e conflitos sociais? É bom e necessário extrair mais petróleo, e especialmente o do pré-sal, sabendo que ele é o principal causador do aquecimento que agrava as mudanças climáticas?

Por outro lado, outras perguntas, buscando saber se existem e podem ser usadas fontes menos poluentes e ameaçadoras para produzir a energia que precisamos: por que não se usa o sol, os ventos e a biomassa, como já fazem outros países? Por que não se promove a energia solar, eólica e de biomassa de forma descentralizada, perto de quem precisa dela, evitando perdas? Por que não se diminui a necessidade de energia promovendo e exigindo maior eficiência na produção, na transmissão e em todos os usos dela? Por que não se promove meios de transporte de massa e elétricos nas cidades, diminuindo o uso de automóveis?

São muitas as perguntas, será grande o esforço para encontrar as melhores respostas. Candidatos a presidente e ao governo do Distrito Federal serão desafiados a tomar posição sobre a melhor política energética para nosso país. E será lançada a campanha Energia para a Vida, com o objetivo de mobilizar pressões em favor de uma nova política energética, assumindo o sol, os ventos e a biomassa como as principais fontes de energia, e lutando para que a produção seja descentralizada e conte sempre com a participação das comunidades.

            Ivo Poletto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário