quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E MIGRAÇÕES

Estarei, nos próximos dias, participando de um evento cultural na Espanha, em que participarei de uma mesa de debate sobre Migrações, cabendo-me destacar a relação entre mudanças climáticas e migrações.

Todos sabem que há mais de 80 milhões de pessoas definidas como "migrantes climáticos" em todo o planeta. E que haverá muitos mais, com o agravamento do aquecimento global. O que ninguém sabe, ou prefere não saber, é o que fazer em relação aos direitos humanos de todas estas pessoas.

Por isso, minha participação procurará enfrentar este desafio: quem deve assumir responsabilidades pelas práticas que provocam aquecimento, mudanças climáticas e migrantes climáticos?

Em outro texto, aprofundarei a reflexão, muito desafiadora. Está baseada numa proposta que nasceu dentro da Unesco/Onu em relação à pobreza: a pobreza só desaparecerá quando for definida crime contra os direitos humanos, como aconteceu com a escravidão. A partir desta definição, será possível cobrar responsabilidades jurídicas, criminais. Levantarei o debate: não será necessário dar igual passo em relação aos crimes contra a Terra, que são causa das mudanças climáticas e da existência de migrantes climáticos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário