quarta-feira, 26 de agosto de 2020

SEMANA SEM PETRÓLEO. PARTICIPE!

 PARABÉNS AOS ORGANIZADORES, JUNTO COM O DESEJO DE QUE MUITA GENTE PARTICIPE.

E VOCÊ, APROVEITE PARA A OPORTUNIDADE DE PENSAR COMO PRECISAMOS LIBERTAR-NOS DA PETRODEPENDÊNCIA, E DE COMO VIVEREMOS MELHOR, NÓS E A MÃE TERRA, QUANDO NOS LIBERTARM, DOS DESSA FONTE FÓSSIL E CONTAMINADORA DE ENERGIA.

HÁ ALTERNATIVAS. NÃO SE DEIXE ILUDIR POR MAIS TEMPO PELOS FALSOS AGRUMENTOS DAS EMPRESAS PETROLEIRAS, POIS ELAS MENTEM CONSCIENTEMENTE HÁ UM BOCADO DE ANOS. INFORME-SE. PARTICIPE DA SEMANA SEM PETRÓLEO.

 

Semana Sem Petróleo alerta para “petrodependência” e propõe alternativas

Mais de 60 atividades online chamam atenção para impactos da exploração petrolífera. Com a pandemia, programação da quarta edição é totalmente virtual

Presente nos deslocamentos de veículos, nas fibras sintéticas das roupas, nos cosméticos, nos alimentos cultivados com agrotóxicos, no gás de cozinha, nos itens e sacolas de plástico, o petróleo e seus derivados parecem estar em quase todos lugares em nosso cotidiano. Porém, o alerta dos cientistas é urgente: para evitar o aquecimento global e suas consequências trágicas é preciso deter a queima de combustíveis fósseis.

É por isso que a Semana Sem Petróleo, que acontece de 1 a 7 de setembro, busca denunciar a “petrodependência” de nossa sociedade e apontar caminhos para um outro modelo mais limpo e saudável e menos tóxico para as vidas e para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. A programação completa segue no final do texto.

“A dependência do petróleo se dá numa escala ampla, com uma sociedade dependente, uma economia dependente, mas também num nível micro, da nossa vida cotidiana, absolutamente dependente do petróleo e de seus derivados”, diz Marcelo Calazans, sociólogo integrante da Campanha Nem Um Poço a Mais, que organiza a Semana Sem Petróleo.

Em sua quarta edição, o evento conta com mais de 60 atividades totalmente online, gratuitas e com alcance internacional. Pela primeira vez, a Semana Sem Petróleo acontece de forma totalmente virtual. Diante da pandemia do novo coronavírus, a Campanha decidiu realizar suas atividades totalmente online para evitar aglomerações, o que possibilitou também ampliar o alcance nacional das atividades e incluir convidados internacionais de países como Nigéria, Holanda e Equador, que são referência mundial nas temáticas abordadas.

Durante sete dias, mesas de debate, momentos místicos, oficinas, filmes, atividades infantis, apresentações artísticas, performance e outras atrações vão compor um grande mosaico de atividades, que dialogam em diversas linguagens, unindo alertas e propostas para uma sociedade pós-petroleira, que demanda mudanças políticas, energéticas e tecnológicas.

Na mesma semana acontece o VI Seminário da Campanha Nem Um Poço a Mais, que reúne organizações sociais brasileiras e estrangeiras, especialistas e ativistas, discutindo questões como impacto da extração petrolífera nas comunidades tradicionais, seus efeitos para a saúde, a contaminação ambiental e as mudanças climáticas. Os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a cadeia do petróleo, com a relevante queda na produção e consumo, também serão debatidos.

A Semana Sem Petróleo também se caracteriza por sempre trazer atividades culturais, rodas de conversa e oficinas dentro da temática e propostas por pessoas, coletivos e grupos sociais. Nesse sentido, haverá uma programação especial de atividades para o público infantil e também o Cineclube Nem Um Poço a Mais, com filmes e debates diários que retratam o impacto do petróleo em comunidades e as alternativas possíveis.

Buscando apontar caminhos para uma sociedade pós-petroleira, o evento também trará a IV Feira Livre de Petróleo, desta vez online, buscando proporcionar a venda e troca de produtos e serviços que representem alternativas que substituam o uso de petróleo e derivados, visibilizando sobretudo ingredientes naturais, produção artesanal e cuidados mútuos.

Ainda será realizada a Mostra de Artes Olhar Pro-Fundo, em formato digital, reunindo trabalhos de artistas nacionais e internacionais que propõem reflexões sobre a toxidade do contemporâneo e os caminhos para a construção do bem-viver. Tanto a feira com a mostra de artes seguem com inscrições abertas até o dia 29 de agosto para os interessados em inserir seus produtos ou obras, que devem entrar em contato por meio do e-mail semanasempetroleo@gmail.com.

Todas as atividades são gratuitas e on line. Para participar basta acessar o link da plataforma ZOOM, da atividade correspondente, disponível no site www.areaslivresdepetroleo.org.

Histórico

A Semana Sem Petróleo foi criada em 2017 em Vitória (ES), a partir das organizações que compõem a Campanha Nem Um Poço a Mais, que questiona a expansão petroleira inconsequente no Brasil diante de um planeta que vê crescerem as ameaças da consequência da mudanças climáticas.

Nas edições anteriores, aconteceram atividades presenciais no Estado do Espírito Santo, tanto na capital Vitória como em comunidades do interior e do litoral que são impactadas direta ou indiretamente pela exploração de petróleo.

SERVIÇO

IV Semana Sem Petróleo ON LINE

1º a 7 de Setembro 2020

Acesse a programação completa:

Site: www.areaslivresdepetroleo.wordpress.com

E-mail: semanasempetroleo@gmail.com

Redes sociais:  https://www.facebook.com/semanasempetroleo

https://www.instagram.com/campanhanemumpocoamais

PROGRAMAÇÃO GERAL IV SEMANA SEM PETRÓLEO

Todas as atividades da Semana serão online. Para entrar nas salas você precisará do Zoom ou pode assistir pelo YouTube

01/ TERÇA

10 h

Abertura Mística Celebrativa e Coletiva da Semana Sem Petróleo – Traga sua fala, música e expressão!

15 h às 17h

Experiências de Transição Agroecológica no Extremo-Norte do Espírito Santo

Roda de Conversa com Giuliana Nascimento (Comunidade Quilombola São Cristovão – São Mateus/ES); Pedro Paulo (Associação Veneciana de Agroecologia – Nova Venécia/ES); Ingrith Atanazio Emílio (Comunidade Quilombola Santa Luzia – Montanha/ES); João Batista (Coordenação das Comunidades Quilombolas do Estado do Espírito Santo/Agricultura Ecológica); Mediador: Gustavo R Pereira (Doutorando em Desenvolvimento Rural – UFRGS).

16 h às 16h30

Compostagem – substrato para humanos

oficina com Juan Felipe Barrios Lopez

17 h às 18 h

Show  “Mar Adentro”

Músicas e textos de autoria de Juba Machado

19 h às 21 h

Arte, Ativismo e Contracultura + Lançamento da Mostra Olhar Pro-Fundo

roda com artivistas Angie Vanessita, Maria Alejandra Munoz, Kate Parcœur, Abou Mourad, Thiago Araújo, Moema Freitas, Flavia Bernardes, Vitor Taveira, Ricardo Sá e Ivny Matos e mediação de Fabíola Melca

02/ QUARTA

9 h às 10 h

Horticultura urbana – Horta Comunitária Quintal da Cidade (módulo 1)

oficina com Daurio Bricio

10 h às 11 h

Pegada da Onça – Alimentação para imunidade a base de fermentados e livre de petróleo (Kombucha e caiçuma) oficina com Maria Alejandra Munoz e Marcos Vinicius

10 h às 12 h

Como zerar o lixo da sua casa? Uma experiência prática e urbana

roda de conversa  com João Felipe Herrero

14h-15h 

Você sabe o que é o Fracking? Esta técnica destrutiva pode estar mais perto do que você imagina.

Com 350.org

15 h às 17 h

painel 1 – seminário NEM UM POÇO A MAIS

abertura / homenagem a Seu Curumba (in memorian)

Lutas anti petroleiras, povos tradicionais e sem terra no ES

com  Kátia Penha (Coordenação Estadual Quilombola Zacimba Gaba), Paulo Tupinikim (APIB),  Nego da pesca (FAPAES), Edineia Rosa Neves (MST) e José Souza Barcelos (Comunidade indígena de Areal do Rio Doce)

mediação de Daniela Meirelles (FASE ES) – com Desenho Documento de Moema Freitas – Sereias Tóxicas

16 h às 18:30 h

Ressignificando a Interação entre humanidade e ambiente: Desafios e Possibilidades

roda de conversa com DesenvolverSer – Mônica Ribeiro, Francelina Felipe, Fabiana Alvarez & Ednilda Bayde

17 h às 18.30 h

Painel 2 do Seminário NEM UM POÇO A MAIS

Poluição, danos à saúde e acidentes ampliados: o caso REDUC (RJ)

com  Sebastião Braga (SCC/FAPP-BG), Sebastião F. Raulino (FAPP- BG, Pastoral do Meio Ambiente  e RBJA) e Andressa Delbons (SINDIPETRO Caxias)

mediação de Leila Salles (FAPP-BG/RJ)

18h30 h às 20:30h

É  possível transitar sem poluir?

Roda de Conversa virtual com Coletivo Pedalamente:  Daniela, Hudson, Laura,

19 h às 21 h

Painel 3 do Seminário NEM UM POÇO A MAIS

Transição energética e justiça ambiental

com Luiz Mário SINDIPETRO-Rio, Célio Bermann ( USP/RBJA), Carlos Neiva (CEPEL/SENGE-RJ), Sérgio Ricardo (Baía Viva-RJ/ RBJA) e Natália Russo ( SINDIPETRO- Rio/ Federação Nacional dos Petroleiros- FNP)

mediação de Sebastião Fernandes Raulino (FAPP- BG, Pastoral do Meio Ambiente e RBJA)

20 h às 21.30 h

cineclube Nem Um Poço a Mais

exibição do curta NOTÍCIA DA CULTURA DE CONSUMO – de Thiago Araújo

exibição do documentário O PODER DA COMUNIDADE – Como Cuba sobreviveu ao pico petrolífero (53 minutos) – produção:  The Community Solution

03/ QUINTA

9:30 h às 10 h

As Águas (Entre Margens)

performance curativa e meditação corporal – com  Kate Parcœur

10 h às 11 h

Histórias e desenhos de uma Vida Sustentável

contação de história/oficina criativa com Renata Apolinário

10 h às 11 h

Moro perto de uma infraestrutura de petróleo, e agora? Dicas de cuidado usando plantas

roda de conversa com Bianca Dieile

10 h às 12 h

painel 4 do seminário NEM UM POÇO A MAIS

A Shell na Holanda e suas zonas de sacrifício na América Latina

com  Tatiana Roa (Censat/Colombia), Hernan Scandizzo (OPSur/Argentina), José Luis Espinoza(CONROA/Honduras),  Marcelo Calazans (FASE ES/Brasil), Wiert Wiertsema (Both Ends/Holanda), Daniel Gomez (MilieuDefensie/Holanda),

mediação: Ricardo Sá  e  tradução: Lobo Pasolini

12 h às 12.30 h

Cineclube Nem um Poço a Mais

sessão de curtas sobre a Shell

14 h às 16 h

Aprenda a preparar desodorante e cosméticos naturais

oficina com Rose Grapentin Costa

15 h às 17 h

Painel 5 do Seminário NEM UM POÇO A MAIS

Exploração offshore: o petróleo nas praias do Nordeste

com  Valéria Maria Alcântara (Comunidade Pesqueira  Engenho do Tiriri – PE), Robério Manoel da Silva(Comunidade Quilombola Pontal da Barra  SE), Rosimere Nery (Fórum Suape e FASE PE),  Ormezita Barbosa (CPP), Mariana Olívia (Fiocruz PE) e Nataly Queiroz(Intervozes e  Coletivo Brasil de Comunicação Social)

mediação: Leandro  Pel (UFS)

com Desenho Documento de Moema Freitas

16h às 16h30

Construindo sons: maracá com materiais recicláveis

oficina com Desirée Salles

16:30 h às 18.30 h

Compostagem doméstica e perspectivas sobre a Economia Circular

bate-papo com Oficina de Lixo (Gabriel Jardim) e Compostagem da Vila (Rian Soares)

17 h às 18:30 h

A Permacultura como caminho para um mundo despetrolizado

roda de conversa com a Associação Permacultural Jacutinga do Caparaó

19: 00 h às 20 h

Roda Cultural livre de Petróleo

O coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do Estado-ES convida Naiane Paula Estevam (MINANAI MC), Lucas Siqueira, Naninho W.I e Sara Gracindo.

19h às 21h15

Despetrolize-se: Extrativismo predatório, crise climática e mobilidade ativa

webinar com a participação de Aline Cavalcante (Coalizão Clima e Mobilidade Ativa), Clarissa Marques (Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares sobre Meio Ambiente) e Ilan Zungman (350 America Latina) e mediação de Helena Coelho (Cicli pelo Clima).

20 h às 21 h

Cineclube Nem um Poço a Mais

exibição e debate  do filme TERRITÓRIO SUAPE – de Cecília da Fonte, Laércio Portela e Marcelo Pedroso

04/ SEXTA

9 h às 10 h

Horticultura urbana – Horta Comunitária Quintal da Cidade (módulo 2)

oficina com Dauro Bricio

9h às 11h

Agentes Comunitários para a Transição Energética – FASE/ES

roda de conversa e lançamento do curso com: Olívia Zisman e Ian Dolabella (Vilanina da Mata), Pablo Bedmar Soria (Permacultura Social – Ecovila Ayrumã), Peter Cezar do Nascimento (LARboratório Guia de Permacultura). Mediação: Fabíola Melca/FASE-ES

9:30 h às 10 h

As Águas (A fonte)

performance curativa e meditação corporal – com  Kate Parcœur

10 h às 11 h

Pegada da Onça – como preparar desinfetante de cozinha e shampoo de folhas

oficina com Maria Alejandra Munoz e Marcos Vinicius

10 h às 11 h

Vamos brincar livre de petróleo?

oficina com Renata Meirelles (Território do Brincar)

14 h às 15.30 h

Matos de Comer: PANCs no cotidiano do campo e da cidade

roda de conversa com coletivo Casa Verde e GAE Kapixawa

15 h às 17 h

Painel 6 do Seminário NEM UM POÇO A MAIS

Petróleo, Saúde e Contaminação Ambiental

com Alexandra Almeida (Acción Ecológica/Equador), Bianca Dieile (FAPP-BG), Pablo Fajardo ou Ivonne Macías (Unión de afectados por Texaco/Equador), Alessandra Nzinga (FAPP-BG), Kuawa Kapukaya Apurinã do Amazonas (Arte Educadora e Antropóloga), Leonard C. A. Machado (Grupo  Kapi’xawa)

mediação: Federica Giunta

16 h às 17 h

Brinquedos artesanais como alimento de saúde

oficina com Sandra Milena Guzmán Viracachá

16.30 h às 18 h

Regenera Rio Doce –  O feitio de ABAA: a pomada da restinga da foz do rio Doce

oficina com Regenera Rio Doce (Hauley Valim, Fernanda Kerethu, Flavia Ramos, Carol)

17 h às 18.30 h 

Diálogos sobre o brincar livre do petróleo

roda de conversa  com Renata Meirelles (Território do Brincar)

18:30h às 20 h

Agroecologia urbana: sonhando caminhos para a transição pós-petroleira

roda de conversa com Rede Urbana Capixaba de Agroecologia (RUCA). Com intervenção artística Circo da Roça na Estrada sem petróleo com Thiago Araújo

19 h às 21 h

Poesia anti-petroleira

oficina com Ivny Matos

20 h às 22 h

cineclube Nem Um Poço a Mais

exibição do filme documentário  SOCIALISMO LIMPO, CAPITALISMO SUJEIRA…- de Gilberto Felisberto Vasconcellos e Bruno Abdias

debate com Caio Plessmann (CPC da UMES) e Marcelo Calazans (FASE-ES)

05/ SÁBADO

9:30 h às 10 h

As Águas (O Mar)

performance curativa e meditação corporal – com  Kate Parcœur

10 h às 12 h

painel 7 – Seminário NEM UM POÇO A MAIS

Indústria petroleira, emergência climática e resistência global

com Nnimmo Bassey (Homef e Oilwatch África), Tamra Gilbertson (University of Tennessee/EUA), Ivone Yannes (Acción Ecológica/ Equador)

mediação: Marcelo Calazans (FASE-ES/ OILWATCH Latinoamerica)

tradução: Lobo Pasolini

15 h às 17 h

painel 8 – Seminário NEM UM POÇO A MAIS

Mudanças Climáticas e transição energética no Brasil

com  Alexandre Araújo Costa (UECE),  Maureen Santos (Grupo Carta de Belém/FASE),   Renato Cinco ( PSOL-RJ), Ivo Poletto (FMCJS)

mediação: Pedro Aranha (Coalizão pelo Clima RJ)

15 h às 15.30 h

Toca da Leitura

vozes e desenhos com crianças do  Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do ES

16 h às 17h

Desenho das Praias Capixabas: Releitura de “Sete palmos de terra e um caixão” e “Paisagens Críticas”

roda de conversa  com Valdelino Gonçalves.

16 h às 18 h

Um ano sem respostas: Contaminação por óleo de petróleo nas praias do Nordeste brasileiro

mesa de debates com AYÉ: Laboratório Interdisciplinar Natureza, Cultura e Técnica (Ana Cláudia Rodrigues; Jeíza Saraiva e Hugo Menezes)

17 h às 17.30 h

Yemanjá mandou avisar: deixe o petróleo no fundo do mar!

performance e pintura de ação com Monica Nitz, Maria Helena Braga e Letícia Braga

18 h às 19 h

Mulheres, Saúde e Justiça Ambiental

com o GT-Mulheres do FAPP-BG (Edilene Estevam, Tia Angélica,  Leila Salles e Bianca Dieile)

Mediação  Profa. Raquel Giffoni

19 h às 19.30 h

Petrocorpo

performance no formato vídeo-dança com Corpocêntrica (Ana Beatriz Memelli, Endi Maestri, Kamila Bodevan)

20 h às 21.30 h

cineclube Nem Um Poço a Mais

debate do filme A HISTÓRIA DO PLÁSTICO

com J.P. Amaral (Criança e Consumo/ Instituto Alana),  Daniela Meirelles (FASE-ES) e Galdene dos Santos do MNDH/ ES ( Movimento Nacional de DHs)

obs – o filme será disponibilizado para visualização a partir do dia 02/09 através de inscrição no link  https://forms.gle/sMKusHgViCaCc2qg9

06/ DOMINGO

15 h a 15.30 h

Um Protesto Natural

contação de história com a Cia. Pé de Prosa de História

Pessoas de Referência da atividade – GT Comunicação/Produção/Transmissão: Ivny

16 h às 18 h

Aprenda a fazer carteira reciclando caixa de leite com trançado bora

ateliê criativo com Moema Freitas

Pessoas de Referência da atividade – GT Comunicação/Produção/Transmissão

16 h às 17.30 h

A importância das feiras livres e agroecológicas no protagonismo e na valorização dos fazeres e saberes tradicionais

roda de conversa com GAE Kapi’xawa – Grupo de Agricultura Ecológica

18 h às 19 h

cineclube Nem Um Poço a Mais

exibição dos filmes XINGU  (6 minutos)  de Juba Machado, BASTA DE CONTAMINAÇÃO NA ILHA DE MARÉ(7 minutos)  – de Ricardo Sá . SEU CORUMBA- O SHEIK POBRE (15 minutos) de Fabíola Melca,  MULHERES DAS ÁGUAS (30 minutos)  – produção FioCruz – direção Beto Novaes

19 h às 19.30 h

Lavar uma célula

Lançamento de vídeo-arte produzido pelo Centro Flutuante (com Abou Mourad e Túlio Buffe)

19:30 h às 20 h

Adeus Poesia

performance cenopoética com Willian Rodrigues (Circo Teatro Capixaba)

20 h às 21.30 h

Cineclube Nem Um Poço a Mais

exibição do filme VENTO FORTE (50 minutos)- produção CPP – direção Patrícia Antunes

e NEM UM POÇO A MAIS (30 minutos) – produção Fase ES – direção Ricardo Sá

07/ SEGUNDA

9:00 horas

GRITO DOS EXCLUÍDOS!

Fique atento! Participe! A Semana Participa!

www.gritodosexcluidos.com

10 h às 10.30 h

MÍSTICA CAXAMBÚ : água, fogo, ar e  terra: Contra o capitalismo e pelo bem viver!

com o coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do Estado-ES

*Durante toda a semana teremos a Instalação “No fundo poço – Eu e você sem petróleo por Renato Filho e Juciane Maia. Duração: 1 ao 7 de setembro na Praça de Itaúnas. 

**Também durante todos os dias de programação acontecem a Mostra de Arte Olhar Pro-Fundo – Galeria Anti-Petroleira e a IV Feira Livre de Petróleo no site www.areaslivresdepetroleo.org.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário