segunda-feira, 20 de abril de 2020

ATENÇÃO: AR DE SÃO PAULO E RIO ESTÁ MAIS LIMPO!

E HÁ ESTUDOS CIENTÍFICOS QUE INDICAM QUE A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA PROVOCA MAIS MORTES DO QUE O CORONAVÍRUS. ISTO NÃO QUER DIZER QUE DEVEMOS AGIR COMO O IREESPONSÁVEL GENOCIDA BOLSONARO, E SIM QUE NÃO PODEMOS "VOLTAR AO NORMAL", POIS ESSE "NORMAL" CAUSA MORTES. PRECISAMOS MUDAR PROFUNDA E ESTRUTURALMENTE O SISTEMA QUE TEM DOMINADO, EXPLORADO AO EXTREMO E PROVOCADO MORTES PELO AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PELA GLOBALIZAÇÃO DO CORONAVÍRUS.



As quarentenas estão fazendo bem para quem tem que respirar o ar de São Paulo e do Rio de Janeiro. Além das medições divulgadas no começo do mês, Ana Carolina Amaral, da Folha, usou duas fotos de satélite para mostrar a diferença na atmosfera entre abril do ano passado e agora. A mancha vermelha sobre São Paulo quase some, e a do Rio some mesmo.

O satélite mede a concentração de óxido e dióxido de nitrogênio. Tasso Azevedo, do SEEG, explica que “se as emissões param por dois ou três dias, como acontece em um feriado, as partículas maiores se depositam rapidamente e o índice de poluição já melhora, mas se paramos por 10 ou 15 dias, o céu literalmente abre. Foi isso que os satélites conseguiram detectar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário