quinta-feira, 31 de outubro de 2019

FMCJS: CARTA DO SEMINÁRIO DO BIOMA AMAZÔNICO

Carta do Seminário do Bioma Amazônico e Pré-FOSPA


IHU, 31 de outubro de 2019

Publicamos a seguir a carta sobre o Seminário do Bioma Amazônico, realizado pelo Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, pela Articulação pela Convivência com a Amazônia e SARES, em Manaus. A carta foi enviada por Gerson Neto, jornalista e membro do FMCJS.

Eis a carta.

“Do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia
Tá na opção pelos pobres,
Tá na defesa da vida,
É pela água,
É pela Terra,
Tá na missão assumida”.

Nós, indígenas, ribeirinhos/as, quilombolas, camponeses/as, populações urbanas, homens e mulheres, jovens, ativistas ambientais, professores/as, pesquisadores/as e estudantes universitários/as, comprometidos/as com os movimentos sociais e populares, reunidos no Centro de Treinamento Maromba (Manaus/AM - Brasil), entre os dias 23 e 26 de outubro de 2019, sentimo-nos provocados/as a lançar nosso olhar amoroso, cuidadoso, esperançoso e comprometido com a diversidade das realidades que compõem o Bioma Amazônia.

Diante da imensa biodiversidade e sociodiversidade que nos rodeia, somos atingidos por modelos de desenvolvimento exploratórios impostos pelas grandes corporações financeiras internacionais, aplicados pelos Estados Nacionais, promovendo um neocolonialismo (material e mental) alheios à vida e ao território que têm evidenciado cada vez mais a deterioração dos bens comuns, a expropriação territorial e a violação dos direitos socioambientais, políticos e culturais dos povos amazônicos.

O desmatamento, os projetos de mineração (inclusive em terras indígenas), de hidrelétricas, de portos, o avanço do agronegócio, as redes do narcotráfico, do tráfico de pessoas, do abuso e exploração sexual de mulheres, adolescentes e jovens, as desigualdades sociais nas grandes cidades amazônicas são feridas que contribuem nos efeitos da crise socioambiental, provocada pelo processo de aquecimento global e mudanças climáticas. É sabido que esta crise ameaça gravemente a manutenção deste bioma, comprometendo a reprodução dos modos de vida amazônicos.

A partir das práticas locais compartilhadas no Seminário, alicerçadas nos conhecimentos ancestrais, demonstra-se e visibiliza-se a existência de outros modelos socioeconômicos sustentáveis que garantem a vida da Pachamama, da Mãe Terra. Estas outras formas de pensar, produzir e agir passam pela educação popular, pela autonomia dos povos, num processo de gestão comunitária compartilhada e o empoderamento das populações originárias. Subverte-se a lógica do capital, que se pauta em um modelo consumista e produtivista sem limites, para uma prática que se pauta na lógica do Bem Viver. O dinheiro assim não se apresenta maior do que a dignidade e a vida dos povos e do bioma.

Compreende-se que a defesa do planeta, em especial do Bioma Amazônia, nada mais é do que a defesa da vida, como nos fala o Papa Francisco. Em um movimento que nos aponta que tudo está interligado!

Cada vez, fica mais evidente, em encontros como esses, que a articulação em rede e a formação de alianças tornam possíveis resultados positivos. Nossas diferenças somadas são a oportunidade de uma vivência mais integrada com a Mãe Terra. É unindo os saberes ancestrais, os conhecimentos científicos e tecnológicos, a criação e a implementação de políticas públicas, o comprometimento pessoal e comunitário com todos os seres vivos, como sementes lançadas ao chão, que veremos o broto novo surgir concretizando a esperança de defesa do bioma amazônico e, assim, a defesa da vida em todo o planeta.

Juntos/as na defesa da vida, continuemos a semear resistência e esperança no chão da Amazônia!

Manaus, 25 de outubro de 2019

Entidades presentes no Seminário do Bioma Amazônico:

Articulação de Mulheres Brasileiras
Articulação de Mulheres do Amazonas
Coletivo Ponta de Lança
Conselho Indigenista Missionário;
Coordenação dos Povos Indigenas de Manaus
Curso de Polinizadores – Roraima
Curso de Polinizadores – Manaus
Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Amazonas
Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social
Fórum de Educação Escolar Indigena do Amazonas
Fórum Permanente de Mulheres do Amazonas
Instituto Poraque Ambiental, Social e Educacional do Amazonas
Movimento Nacional de Luta pela Moradia
Movimento Tapajós Vivo
Movimento pela Soberania Popular na Mineração
Pastoral Indigenista da Arquidiocese de Manaus
Pastoral da Criança de Manaus
Rede Eclesial Pan-Amazônico
Serviço Amazônico de Ação Reflexão e Educação Socioambiental

http://www.ihu.unisinos.br/593958-carta-do-seminario-do-bioma-amazonico-e-pre-fospa

Nenhum comentário:

Postar um comentário