terça-feira, 11 de junho de 2019

ROÇA QUILOMBOLA NO VALE DO RIBEIRA É PATRIMÔNIO NACIONAL

VEJAM QUE NOTÍCIA MARAVILHOSA RECEBI. VIVA OS QUILOMBOLAS DO VALE DO RIBEIRA!

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS E AMIGAS, PARA QUE MUITOS APOIEM ESSE CONHECIMENTO TRADICIONAL.

Ivo,
De geração em geração, o conhecimento sobre o manejo da roça de coivara feito pelos quilombolas contribui para a conservação da Mata Atlântica da região do Vale do Ribeira (SP) há mais de 200 anos. Esse sistema de cultivo usa o conhecimento da floresta para uma produção orgânica e sustentável, a partir do manejo de fogo e da regeneração das matas.
O Sistema Agrícola Tradicional Quilombola simboliza a manutenção da cultura quilombola do Vale do Ribeira (SP). Ele garantem a segurança alimentar e comida livre de agrotóxicos para as comunidades e para quem compra os produtos desta agricultura.
Ano passado coletamos mais de 7.500 assinaturas com a petição da campanha Tá Na Hora da Roça, para defender a roça tradicional quilombola, ameaçada pela burocracia e falta de conhecimento dos órgãos ambientais do governo paulista sobre o Sistema Agrícola Tradicional Quilombola.
Todos os benefícios desse sistema foram reconhecidos como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em setembro de 2018.
A primeira colheita realizada após esse reconhecimento ocorreu no final de maio: um puxirão (expressão da tradição que os quilombolas têm de ajudar uns aos outros no campo) foi realizado e mais tarde foi organizado um festejo.

Assista ao vídeo que conta essa história:
https://www.youtube.com/watch?v=9daEy449GWU 
Leia também a matéria publicada na revista Piauí, que acompanhou essa celebração quilombola diretamente do Vale do Ribeira.
Em agosto, as comunidades se reúnem para outra atividade tradicional quilombola 12ª Feira de Troca de Sementes e Mudas dos Quilombos do Vale do Ribeira.

A feira reúne comunidades quilombolas, indígenas, agricultores familiares e  caiçaras do Vale do Ribeira (saiba mais) e é fundamental para a valorização de uma diversidade que é a principal prática de salvaguarda do sistema agrícola: região. Para o evento acontecer esse ano as comunidades precisaram realizar um financiamento coletivo, você pode ajudar clicando aqui.
Raquel Pasinato
Instituto Socioambiental - ISA

Mais informações sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligue (11) 3515 8975 e fale com Mariana Hessel ou escreva para relacionamento@socioambiental.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário