segunda-feira, 17 de junho de 2019

POVOS DO XINGU EXIGEM SER CONSULTADOS SEGUNDO SEU PROTOCOLO DE CONSULTA

APOIEM ESTA LUTA!

Os povos indígenas estão lutando por seu direito de serem consultados sobre qualquer decisão que impacte suas vidas e seus territórios. Essa foi a mensagem que vinte caciques e lideranças do Xingu levaram a Brasília semana passada.
Na quarta feira (12) , os Xinguanos, junto com a Deputada Indígena Joenia Wapichana, realizaram  uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados para apresentar sua proposta de consulta conjunta da rodovia BR 242 e da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (FICO), que cortam a fronteira sul do Território Indígena do Xingu (MT) e interceptam as principais nascentes do rio Xingu.
Os indígenas já têm seu Protocolo de Consulta, que descreve de que forma o governo deve consultá-los sobre qualquer decisão que afete suas vidas. Agora colocam na mesa um detalhamento de como isso deve acontecer no caso de dois empreendimentos que impactam fortemente o entorno de sua terra e a qualidade do rio Xingu.
Se concretizadas, as duas obras devem intensificar o desmatamento e a contaminação por agrotóxico da água e do solo na região das nascentes do rio Xingu. Além disso, estão muito próximas a dois dos mais importantes sítios arqueológicos do país: Kamukwaka e Sagihengu. Esses sítios arqueológicos registram a ancestralidade do território, e são defendidos até hoje pelos Xinguanos, apesar de estarem além das fronteiras demarcadas.
Ouça a voz do Xingu:
Na audiência, todos os órgãos competentes concordaram com a proposta de consulta e o Ministério da Infraestrutura se comprometeu a liderar a articulação para sua realização. Em reunião com os Xinguanos após a audiência, o Ministério da Infraestrutura se comprometeu a dar seguimento ao processo respeitando o protocolo de consulta e o plano de gestão do TIX.
Um grande passo foi dado! Vamos continuar resistindo ao lado dos Xinguanos e exigindo que o governo consulte os povos da floresta antes interferir nas suas vidas e territórios.
Os povos indígenas lutam por seu direito à voz, e precisamos nos somar a eles - juntos somos mais fortes!
(Notícia publicada pelo ISA - Instituto Socioambiental)

Nenhum comentário:

Postar um comentário