sexta-feira, 16 de novembro de 2018

PARA QUÊ ERNESTO ARAÚJO NO MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES?

ASSUMINDO E APOIANDO O DOCUMENTO DO OBSERVATÓRIO DO CLIMA, CREIO QUE NÃO VALE A PENA ESPERAR O IMPOSSÍVEL: QUE O ERNESTO ARAÚJO MINISTRO SEJA DIFERENTE DO QUE O BLOGUEIRO. O CORRETO É DESEJAR QUE ELE NÃO SEJA CONFIRMADO PARA O CARGO, E QUE SEU SUBSTITUTO OU SUBSTITUTA SEJA ALGUÉM MENOS CEGO E PRETENSIOSO, JÁ QUE ELE ESTÁ CONTRA PRATICAMENTE TODA A COMUNIDADE SÉRIA DE CIENTISTAS E TEM COMO APOIADORES "FORMADORES DE OPINIÃO" QUE ACHAM QUE ENTENDEM DE TUDO E SERIAM DONOS DA VERDADE.

POR ISSO, MANIFESTEM-SE CONTRA A NOMEAÇÃO DE ERNESTO ARAÚJO PARA O MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL.

Escolha de Ernesto Araújo para chanceler põe em risco liderança ambiental brasileira


BRASÍLIA/SÃO PAULO/CURITIBA/RIO BRANCO/PIRACICABA, 15/11/2018
É estarrecedora a escolha do embaixador Ernesto Araújo como ministro de Relações Exteriores. Sua nomeação contraria uma longa tradição da política externa brasileira e traz o risco de tornar o Brasil um anão diplomático e um pária global. O radicalismo ideológico manifesto nos escritos do futuro ministro cria, ainda, uma ameaça para o planeta, ao negar a mudança do clima e, presumivelmente, os esforços internacionais para combatê-la.
Araújo tem expressado posições fortes contra a globalização e contra o multilateralismo. Em nome dessa ideologia, e contrariando as evidências mais rasteiras, chama em seu blog Metapolítica 17 o combate à mudança climática de perversão da esquerda. Invoca uma teoria conspiratória segundo a qual existe um projeto “globalista” de transferir o poder do Ocidente para a China (uma contradição em termos). Parte desse grande complô seria o “climatismo”, que é como ele chama o esforço mundial para reduzir emissões de carbono – empreendido por líderes de todas as faixas do espectro político e com base em décadas de conhecimento científico acumulado.
Tal pensamento, caso prevaleça sobre o ofício do chanceler, será prejudicial ao Itamaraty e ao papel do Brasil no mundo. A diplomacia brasileira tem na defesa do multilateralismo um de seus pilares e, nos últimos 46 anos, vem se valendo do multilateralismo para projetar o Brasil na cena internacional em um dos poucos espaços nos quais o país é líder nato: a agenda ambiental.
O Itamaraty foi o primeiro ministério a entender como o patrimônio natural brasileiro é um dos ativos mais importantes dos tempos modernos. O Brasil foi protagonista na Conferência de Estocolmo, em 1972; foi berço das grandes convenções de ambiente e desenvolvimento sustentável da ONU e da Agenda 21, em 1992; liderou na defesa dos países em desenvolvimento no Protocolo de Kyoto, em 1997; foi o parteiro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em 2012; e negociador fundamental do Acordo de Paris, em 2015. Agora, está escalado para sediar a próxima conferência do clima, a COP25, em 2019.
Abdicar essa liderança em nome de uma ideologia de tons paranoicos contrariaria diretamente o interesse nacional, que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, prometeu colocar “acima de tudo” em sua campanha. Sendo o Brasil o sétimo maior emissor de gases efeito estufa do planeta, também poria em risco enormes porções da população global – inclusive no Ocidente, como demonstram os recentes incêndios florestais na Califórnia – num momento em que a melhor ciência nos diz que temos apenas 12 anos para prevenir os piores efeitos da crise do clima.
Resta esperar que o cargo e suas responsabilidades tornem o chanceler Ernesto Araújo muito diferente do blogueiro Ernesto Araújo.

Coordenação do Observatório do Clima

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