quarta-feira, 21 de novembro de 2018

BRASIL PERDEU UM REINO UNIDO DE FLORESTAS PARA AS LINHAS DE TRANSMISSÃO DA AMAZÔNIA

É UM ABSURDO, AINDA MAIS QUANDO SE TEM PRESENTE QUE HÁ SOL, VENTOS E BIOMASSA EM TODAS AS REGIÕES DO PAÍS, DE MODO ESPECIAL NO NORDESTE, CENTRO OESTE E AMAZÔNIA. O TEXTO QUE SEGUE DÁ CONTA DO QUE PERDEMOS DE FLORESTA - UM REINO UNIDO! - E PODIA INFORMAR TAMBÉM QUANTO REAIS/DÓLARES FORAM REPASSADOS ÀS GRANDES EMPRESAS, EM LUGAR DE APLICÁ-LOS EM MELHOR ALIMENTAÇÃO E ÁGUA, MELHORES SALÁRIOS, MELHOR SAÚDE, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO, ESPAÇOS DE LAZER...

ClimaInfo, 21 de novembro de 2018

BRASIL PERDEU UM REINO UNIDO DE FLORESTAS PARA AS LINHAS DE TRANSMISSÃO DA AMAZÔNIA

Uma conta quase nunca feita, e muito menos divulgada, mostra que a área ocupada pelas linhas de transmissão que cortam a Amazônia é simplesmente o dobro da área inundada por todas as hidrelétricas da região. 

Nos últimos tempos, as hidrelétricas construídas são do tipo fio d’água, sem grandes reservatórios, para reduzir o tamanho do impacto ambiental. 

Já as linhas de transmissão só dependem da capacidade máxima de geração das usinas e não de quanta energia é efetivamente transmitida. 

Belo Monte gera menos da metade do que suas turbinas poderiam gerar porque não tem água suficiente durante todo o ano. Mas a linha de transmissão de Belo Monte é dimensionada para o pico de geração da usina. 

O desmatamento para construir as linhas acaba sendo grande, bem grande. São quase 40 mil km de linhas de transmissão cruzando a Amazônia.

O trabalho publicado na Nature mostra as linhas existentes para as quais estima uma área de impacto direto (corte da floresta para a instalação das torres e a passagem dos cabos), e uma de impacto indireto, (área relativa às rodovias na região). Enquanto os reservatórios de todas as hidrelétricas da região inundam mais de 12.000 km2, a área direta das linhas de transmissão chega a quase 24.000 km2, a qual, somada à área impactada indiretamente, chega ao valor astronômico de quase 250.000 km2

O país perdeu um Reino Unido de florestas para passar os fios elétricos.
 
https://doi.org/10.1016/j.biocon.2018.10.027

Nenhum comentário:

Postar um comentário