segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A SECA, O FOGO E O CHORO

Fiquei impressionado com as imagens apresentadas numa reportagem de TV sobre o aumento dos focos de incêndio no Mato Grosso, por ser o estado mais afetado. Ao mostrar uma extensa plantação de milho queimada, foi dada a palavra a um produtor, que não conseguiu reter as lágrimas ao falar dos prejuízos que a seca e o fogo causaram à sua família.

Eu também tive dificuldade de segurar o choro. Não tanto pelos prejuízos financeiros, mas por tudo que percebi nas imagens. Em primeiro lugar, entrevistado e entrevistador estavam no meio de um terreno sem nenhuma árvore, um solo nu numa extensão a perder de vista. Um terreno para o plantio na forma de monocultura, podendo ser de milho, soja, algodão, cana-de-açúcar, eucalipto. Por isso, logo surgiram algumas perguntas: há quanto tempo este solo está sem a sua cobertura vegetal natural, criada pela Terra, para ser usado desse jeito? Quantas vezes foi corrigido com uso de calcário, preparado com produtos químicos para garantir que as sementes transgênicas germinem, envenenado pelos produtos químicos que matam todos os seres vivos que não sejam resistentes como a semente programada em laboratório?

Ao ver a monocultura de milho com espigas estragadas pela seca ou queimadas pelo fogo, mais perguntas perturbaram minha mente: como estará o subsolo nesta área de monocultura? Haverá ainda algum dos seres vivos microscópicos que mantinham fértil o solo do Cerrado? Haverá ainda água para garantir a umidade natural do solo? Ou ela está longe da crosta endurecida que não deixa penetrar as águas de chuva, e ainda assim, totalmente contaminada pelos produtos químicos e venenos? Como estará o aquífero Guarani, no subsolo mais profundo: contaminado também? Reabastecido e com seu nível normal, ou cada vez com menos água?


Em outras palavras, a diminuição do tempo das chuvas do Cerrado e, por isso, a intensidade da seca que atinge a região central do país, não está sendo causada por tudo que foi feito na área mostrada na reportagem? Como a resposta correta é que a seca está aumentando por causa do desmatamento quase total do Cerrado em nome de um progresso imediato gerado com plantios de monoculturas sem fim e com uma produção cada vez mais química, então o as lágrimas devem ser derramadas por causa desse desastre geral, e não apenas pelos focos de incêndio e pela perda de uma safra. Na verdade, novas e mais fortes secas e incêndios virão, se teimarmos seguindo pelo caminho de agressão a natureza em busca de uma riqueza sem futuro. Precisamos mudar nossa relação com a Mãe Terra se quisermos que ela apoie a nossa vida.

[conteúdo do programa de rádio de hoje, que pode ser acessado em www.fmclimaticas.org.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário