terça-feira, 3 de maio de 2016

INSPIRAÇÃO: A FESTA DO UMBU E DA VIDA EM UAUÁ

É POR ISSO, GOGÓ E AMIGAS E AMIGOS DA AMAZÔNIA, QUE INSISTIMOS TANTO QUE A ÚNICA SALVAÇÃO PARA ESTE BIOMA É A ARTICULAÇÃO DOS POVOS E COMUNIDADES, DO CAMPO, DAS FLORESTAS, DOS RIOS E DAS CIDADES PARA TORNAR POLITICAMENTE FORTE A PRÁTICA DA "CONVIVÊNCIA COM A AMAZÔNIA". IDEM PARA A "CONVIVÊNCIA COM O CERRADO", COM O PAMPA, COM AS ZONAS COSTEIRAS, COM A MATA ATLÂNTICA, COM  O PANTANAL. SÓ ESTES MOVIMENTOS DE VERDADEIRA "INTELIGÊNCIA AMBIENTAL" SÃO CAPAZES DE RELATIVIZAR, COMBATER E SUPERAR AS ESTRATÉGIAS CAPITALISTAS DE SUPER EXPLORAÇÃO DA NATUREZA E DAS PESSOAS.

Inteligência Ambiental.
- Festa do Umbu e da Vida em Uauá -

Roberto Malvezzi (Gogó)


Você quer ver mel em abundância, cerveja de umbu (25 reais a longuinete), bode assado com macaxeira por todo lado, geleia de umbu, compota de umbu, suco de maracujá da caatinga, rendas, artesanatos e tantos produtos que mostram a abundância da vida no Semiárido Brasileiro? Então você deveria ter ido ao 7º Festival do Umbu em Uauá, organizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC).
Estamos saindo de uma seca de cinco anos, sendo dito que estamos atravessando a “maior crise econômica do Brasil da história”, que em outras épocas significaria que metade de Uauá deveria estar por outros lados do mundo, menos no sertão nordestino. E totalização dessa produção alcança cerca de 200 toneladas por ano.
Ali, onde nasce o Vaza Barris, hoje um rio seco, onde logo abaixo Conselheiro encontrou um lugar onde “jorrava leite e mel” (Canudos), às margens do Vaza Barris, sertão antigamente dito como “bravo”, a festa foi grande, cheia de vida, de produtos, de gente. O mesmo povo que começou a festa na sexta pela noite ainda estava lá 4 h da manhã do domingo, dançando ao som da música típica da região, embora sempre apareça algum forró eletrônico para quebrar a beleza musical.
O paradigma de “convivência com o Semiárido”, intuído por homens como Guimarães Duque, Celso Furtado (Discurso de inauguração da SUDENE, 1959), foi tirada do papel e da imaginação pela sociedade civil nos últimos anos, que lhe deu carne, na troca de experiências acumuladas pela população sertaneja, com sua captação de água de chuva, o manejo da caatinga, uma agricultura conforme o ambiente, pelo cultivo do umbu, do maracujá do mato, dos animais adaptados ao Semiárido como a cabra e a ovelha. Então, a vida veio abundante, mesmo em tempos de seca.
Essas são conquistas dos últimos 20 anos, com programas construídos pela sociedade civil como a ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro), ou por componentes como o IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Adaptada). Não veio dos coronéis, nem do Estado, mesmo esse um pouco mais modernizado. O que houve foi o apoio econômico dos últimos governos, o que deu escala a esse trabalho, com mais de 1 milhão de cisternas para beber e mais de 150 mil tecnologias de produção implantadas. 
A COOPERCUC tem mercado interno e externo, seus produtos vão para a Itália, França e Áustria. Essa é a prova que a “irrigação” não é o único veio produtivo do Nordeste e nem o principal. O PIB da irrigação gira em torno de 2 bilhões de reais ao ano, enquanto o PIB do sequeiro em 2008 já girava em torno de 140 bilhões de reais ao ano. Portanto, os números desmentem os mitos.
Parabéns à COOPERCUC, trabalho que mostra a beleza e a viabilidade do sequeiro nordestino, com a caatinga em pé, ambiente preservado e cheio de vida. O único caminho para os biomas brasileiros sobreviverem é o da “convivência”.
Quem tem inteligência ambiental sabe.

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