quinta-feira, 20 de novembro de 2014

DADOS CONFIRMAM: PEQUENOS PRODUZEM ALIMENTOS NO BRASIL

SE TODA A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA E SILVICULTURA ESTIVESSE NAS MÃOS DE PEQUENOS PROPRIETÁRIOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS, TERÍAMOS MAIS PRODUÇÃO, DE MELHOR QUALIDADE, E SOBRARIAM MUITOS ESPAÇOS PARA REPLANTAR FLORESTAS - NÃO PINUS OU EUCALIPTOS...

DADOS DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA BRASILEIRA POR TAMANHO DO ESTABELECIMENTO,
COM BASE NO CENSO AGROPECUÁRIO DE 2006- IBGE

Prezados(as),

eu e meu orientando de PIBIC (Humberto Barbosa) fizemos algumas tabelas a partir dos dados do Censo Agropecuário do IBGE 2006. A intenção foi atualizar os dados organizados pelo Ariovaldo U. de Oliveira no texto Barbárie e Modernidade, para trabalhar em sala de aula. O Humberto agregou mais informações às tabelas e creio que as tabelas ficaram riquíssimas no sentido de defender a Reforma Agrária. Os dados "gritam" que os pequenos estabelecimentos são altamente mais produtivos do que os grandes! 

Inventamos uma nova categoria chamada "Quase Pequeno" (que varia entre 0 e 10 hectares), sendo que o "Pequeno" estabelecimento (varia entre 0 e 200 hectares). A intenção foi mostrar (com forte tom de humilhação ao agronegócio) que os estabelecimentos até 10 hectares são altamente produtivos. A invenção dessa categoria foi mais política do que acadêmica ou estatística. Porém, não ficamos muito contentes com o nome: "quase pequeno".

Outra intenção que motivou trabalhar esses dados foi de estabelecer uma crítica a Lei que define a Agricultura Familiar e os dados publicados pelo governo em 2012. Os nossos dados mostram muito mais a força dos pequenos.

Socializamos em anexo as tabelas . 

atenciosamente
 
Prof. Dr. Marco Antonio Mitidiero Junior
         Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG-UFPB)
Núcleo de Pós-Graduação em Geografia (NPGEO-UFS)
mitidierousp@yahoo.com.br
                   Fone: 32167432 (ramal 52)

Nenhum comentário:

Postar um comentário