quinta-feira, 21 de junho de 2012

TORÇA PELA CÚPULA DOS POVOS

É o que resta para todos e todas que não se deixam enganar por falsas profecias, como as que foram propaladas pelo TV Globo ao dar palavra para um dos poucos "cientistas" que insistem que não há nada de aquecimento e mudanças climáticas, e que os seres humanos não seriam sequer capazes de modificar a estrutura da atmosfera e, por isso, alterar o clima da Terra. São poucos os que insistem nessa irresponsabilidade, contra todos os sinais que a Terra está emitindo, contra todos os sofrimentos dos atingidos e afetados por eventos climáticos cada dia mais extremos em todas as partes do planeta, e contra todas as pesquisas científicas comprovadas. Vale a pena perguntar-se se o fazem por convicção, ou se estão sendo patrocinados por fundos criados por grandes corporações multinacionais, desejosas de continuar aumentando seus lucros com atividades predatórias, contaminantes dos solos, envenenadoras dos seres vivos, emissoras de gases de efeito estufa - as mesmas que financiam também, através da publicidade, as grandes empresas de mídia mundial.


Tudo indica que o documento da Rio+20 não enfrentará nenhum dos desafios ecológicos e sociais que afligem a humanidade e especialmente os mais empobrecidos. Muito provavelmente, dará mais gás aos capitalistas e, com isso, aumentará a agressão à Terra e   aos direitos dos povos e demais seres vivos.


Por isso, amigas e amigos, só nos resta torcer por um bom final da Cúpula dos Povos. Há grandes possibilidades de que venha a ser um passo adiante na construção da necessária unidade entre os povos e os movimentos sociais do planeta para o enfrentamento das causas e da falsas soluções para as crises em que a humanidade se encontra, e para o aprofundamento das práticas dos povos que sinalizam a possibilidade de um mundo justo em termos sociais e ambientais. Mas são muitos os desafios que precisam sem superados. Quem está aqui no Rio de Janeiro está procurando agir nesta direção. Veja o que cada um pode fazer em sua realidade para que avancemos em nossa capacidade de luta em favor da vida na Terra e em favor da vida da própria Terra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário