quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

MAIS DE 500 MIL ASSINATURAS EM FAVOR DA VIDA DO CERRADO

NÃO PODEMOS PERDER TEMPO, JÁ QUE A AMEAÇA DE COLAPSO SOCIOAMBIENTAL ESTÁ MAIS PRÓXIMO DO QUE SE PODE IMAGINAR. TUDO QUE FIZERMOS EM DEFESA DO CERRADO E DOS DEMAIS BIOMAS DEFINIRÁ COMO VIVERÃO - OU NÃO - NOSSOS NETOS.

VIVA A CAMPANHA NACIONAL EM DEFESA DO CERRADO!


2/09/2019Justiça Ambiental
https://fase.org.br/pt/informe-
se/noticias/rodrigo-maia-recebe-mais-de-meio-milhao-de-assinaturas-da-peticao-em-defesa-do-cerrado/  

Rodrigo Maia recebe mais de meio milhão de assinaturas da petição em defesa do Cerrado

A entrega da petição com mais de 500 mil assinaturas foi um marco na trajetória da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado. Organizações e movimentos sociais seguem pressionando parlamentares para aprovação da PEC que garante ao Cerrado e a Caatinga o título de Patrimônios Nacionais


Bruno Santiago¹
Rodrigo Maia e Joenia Wapichana. Foto: Thomas Bauer/CPT
No dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado, mais de meio milhão de assinaturas da petição pela aprovação da PEC 504/2010, que transforma o Cerrado e a Caatinga em Patrimônio Nacional, foram entregues ao Congresso Nacional. Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, recebeu a petição pelas mãos da deputada Joenia Wapichana. Mais cedo, durante Seminário do IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, promovido pela Rede Cerrado², que também aconteceu na Câmara, a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado havia entregue o caderno de assinaturas à Joenia e a outros parlamentares presentes.
Em ação coletiva dentro da Câmara dos Deputados, também foi realizada a entrega da petição durante sessão da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Os deputados Rodrigo Agostinho, presidente da Comissão, e Nilto Tatto, coordenador da frente parlamentar ambientalista, receberam as assinaturas da liderança quilombola Maria de Fátima Barros, que representou a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado.
Para Fátima Barros, defender o Cerrado é defender um direito territorial e ancestral, mas também o direito à própria vida. ‘’Lutar pelo Cerrado é defender os nossos corpos, as nossas vidas e a nossa água. Vivemos um momento emblemático, com muitas ameaças e corte de políticas públicas, mas não podemos esquecer que somos a voz desse bioma e por isso não podemos admitir que nossos territórios, vidas e recursos naturais sejam esfaceladas’’, destacou Fátima.
Foto: Thomas Bauer/CPT
O coordenador da Frente Parlamentar ambientalista, Nilto Tatto, também ofereceu seu apoio à Campanha em Defesa do Cerrado, se comprometendo a votar em favor da PEC 504/2010. ‘’Os ataques que o Cerrado vem sofrendo nas últimas décadas comprometem diretamente a preservação das nossas florestas e a produção de água, por isso, é mais do que acertada essa campanha pela aprovação da PEC’’, afirmou o deputado.

Copos vazios

Foto: Thomas Bauer/CPT
E se um garçom, com uma bandeja cheia, te oferecesse um copo d’água vazio? Foi o que aconteceu nos corredores da Câmara dos Deputados em ação de sensibilização e divulgação antes da entrega das assinaturas da petição. ‘’Não espere a água acabar para fazer alguma coisa’’ – esses foram os dizeres que estampavam o fundo dos copos oferecidos a diversos parlamentares, assessores e público presente durante a ação.
A medida que os copos eram entregues, as pessoas se davam conta de que se tratava de um recipiente vazio, fazendo alusão a relação direta do Cerrado com o abastecimento de água em nosso país, uma vez que o bioma abriga oito das doze regiões hidrográficas brasileiras e abastece seis das oito grandes bacias hidrográficas do Brasil.
Foto: Thomas Bauer/CPT
Os deputados Alessandro Molon e Gervasio Maia, que receberam os copos vazios, demonstraram apoio à Campanha e também se posicionaram em favor da  aprovação da PEC. ‘’Para que nosso copo não fique vazio, para que o nosso país não fique sem água, vamos proteger o Cerrado e a Caatinga’’, afirmou Molon.

Ainda não acabou

A entrega da petição com mais de 560 mil assinaturas foi um marco na trajetória da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, que atua desde 2015 para alertar e conscientizar a sociedade sobre os impactos causados pela destruição do bioma no Brasil. Mais de 50 organizações e movimentos sociais fazem parte da iniciativa, que agora seguirá pressionando os parlamentares e a Câmara dos deputados para aprovação da PEC que garante ao Cerrado e a Caatinga o título de Patrimônios Nacionais.
[1] Comunicador da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, da qual a FASE é parte.
[2] A FASE integra a Rede Cerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário