terça-feira, 19 de junho de 2018

SISTEMA AGRÍCOLA TRADICIONAL QUILOMBOLA DO VALE DO RIBEIRA É PREMIADO

É COM PROFUNDA ALEGRIA QUE PUBLICO ESTA NOTÍCIA. AFINAL, TIVE OPORTUNIDADE DE CONHECER A LUTA DESTAS COMUNIDADES PARA DERROTAR A VOTORANTIM, IMPEDINDO-A DE CONSTRUIR UMA GRANDE HIDRELÉTRICA, QUE DESTRUIRIA O RIO E AFETARIA GRAVEMENTE AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS E INDÍGENAS. 

POR ISSO, DESEJO QUE MAIS GENTE CONHEÇA O VALOR DAS LUTAS DESTAS MULHERES, HOMENS, COMUNIDADES, POVOS. E O SENTIDO PROFUNDO DE SUA CULTURA ESTÁ NO ANÚNCIO DO DESTINO DOS RECURSOS DA PREMIAÇÃO: "ORGANIZAR UM MUTIRÃO COMPLETO DE PLANTIO E COLHEITA, EM ELDORADO, TERMINANDO COM UMA GRANDE FESTA, CLARO". É ISSO AÍ, GENTE AMIGA: BOM MUTIRÃO E GRANDE FESTA!

Comunidades quilombolas do Vale do Ribeira são premiadas pela Embrapa



Programa: 
Versão para impressão
O sistema tradicional agrícola quilombola do Vale do Ribeira foi um dos cinco sistemas agrícolas que receberam o prêmio por valorizar boas práticas de salvaguarda e conservação da agrobiodiversidade
As 200 variedades agrícolas e medicinais catalogadas e todo o manejo das roças de 19 comunidades da região do Vale do Ribeira, em São Paulo, foram reconhecidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em cerimônia, na tarde desta segunda (18/6), na sede da instituição em Brasília.
“Um prêmio como este ajuda a criar valor pro nosso conhecimento. Os jovens da comunidade começam a perceber e valorizar as roças. Como a gente vai sobreviver sem o nosso feijão, arroz, milho e a mandioca, que nós temos o costume de fazer de um jeito, do nosso jeito? É o nosso sistema”, disse Judith Dias, do Quilombo São Pedro.
A Embrapa premiou cinco sistemas de produção no País que fossem exemplos de convivência com a terra, amostras da genuína cultura do campo em que natureza e comunidades se misturam e se confundem num jeito de viver especial. A Associação dos Remanescentes de Quilombo de São Pedro, de Eldorado (SP) ficou em terceiro lugar e recebeu R$70 mil reais em nome de 19 comunidades quilombolas.
Segundo o presidente da comissão julgadora, o pesquisador da Embrapa João Roberto Correia, da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire), o prêmio é uma oportunidade de mostrar a diversidade de modos de vida, ritos e culturas de povos indígenas e de comunidades tradicionais. “Os sistemas agrícolas desses grupos precisam ser valorizados, porque estão vinculados à dinâmica econômica de várias regiões do País”, disse. “Os saberes ancestrais são um patrimônio que deve ser reconhecido e divulgado, porque carregam a essência das tradições locais que, ao longo de gerações, vão se adaptando às novas realidades e guardam uma riqueza de conhecimentos que permitem enfrentar os desafios colocados pelas mudanças do clima”.
Benedita Rocha, do quilombo Maria Rosa (SP), presente à premiação disse estar feliz e emocionada.“Nós sentimos que estamos conquistando o nosso espaço. Me senti valorizada”. E contou que o dinheiro tem destino certo. "Será usado na realização de uma feira de troca de sementes nos dias 17 e 18 de agosto, em Eldorado e num mutirão completo de plantio e colheita, terminando com uma grande festa, é claro”. A primeira colocada foi a Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais (AMTR), do Lago do Junco (MA); em segundo lugar, ficou a Associação dos Produtores Rurais de Vereda, de Matias Cardoso (MG). No quatro lugar ficou a Associação Comunitária Rural de Imbituba (SC)e em quinto, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (BA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário