sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

AMAZÔNIDAS E AMAZÔNIA

Tive a alegria de participar do 1o Seminário sobre Mudanças Climáticas da Prelazia de Óbidos, localizada no oeste do Pará. Foi muito bom encontrar quase 200 pessoas apaixonadas pela Amazônia em que vivem, muito preocupadas com o que vai acontecendo neste bioma com a instalação apressada de empresas de mineração, de hidroeletricidade, de agronegócio, todas voltadas para a geração de lucros por meio da exportação. Esse tipo de progresso capitalista é uma ameaça ao que caracteriza a Amazônia e contribui para o desequilíbrio ecológico da região e do planeta.

Mas quero destacar a boa notícia do Seminário: muitos dos participantes estão diretamente envolvidos em projetos econômicos alternativos ao padrão predador capitalista, e o conjunto dos participantes decidiram favorecer a multiplicação e aprofundamento destas formas de reflorestar com plantas do bioma e que podem ser fonte de renda, de possibilitar a recuperação de espécies de peixes, tartarugas e outros animais da Amazônia, de cuidar da qualidade de vida nas cidades. E esta boa notícia conta com o reforço que vem da decisão firme da Prelazia do Óbidos de caminhar com as pessoas e povos que desejam e trabalham criativamente em favor de uma Amazônia em que seus povos vivam com qualidade humana convivendo com as riquezas e energias das águas, das florestas, da imensa biodiversidade.

Parabéns aos que organizaram e aos que participaram deste Seminário, e que seus compromissos, expressos numa Carta que será disponibilizada aqui logo que for enviada, sejam levados à prática para receberem a bênção da Terra e de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário