quarta-feira, 9 de março de 2016

ENTREVISTA SOBRE ECOLOGIA COM O PAPA FRANCISCO

PROCUREM, VALE A PENA PARA TODAS AS PESSOAS DE BOA VONTADE. SE NÃO CUIDARMOS DA CASA COMUM, QUEM O FARÁ? SE NÃO COMBATERMOS QUE COLOCA EM RISCO A VIDA DA TERRA, QUEM O FARÁ? SE NÃO AGIRMOS DIFERENTE, EXPRESSANDO UM MODO DE PENSAR DIFERENTE, QUE FALTA FARÁ" SE NÃO CONSTRUIRMOS ALTERNATIVAS, DE MODO ESPECIAL NA PRODUÇÃO E USO DE ENERGIA, QUE FALTA FARÁ!

Roberto Malvezzi (Gogó)
Acaba de ser lançada a cartilha “Entrevista Sobre Ecologia Com o Papa Francisco”. Mas, antes que alguém se engane, é apenas a divulgação da Laudato si’ em forma de encontros reflexivos e oracionais para os grupos de base, sejam eles de Igrejas, ou não.
O livreto tem 18 encontros.
A proposta veio de um grupo formado na CNBB a partir das Pastorais Sociais, com o propósito de tornar a Laudato si’ acessível a todos os cristãos e pessoas de boa vontade. Então, se decidiu fazer alguns materiais didáticos, como vídeos, exposições fotográficas, seminários, programas de rádio e a cartilha.
Coube a mim fazer a cartilha. Então, relendo várias vezes, cheguei à conclusão que não dava para mexer numa única palavra do Papa, por sua beleza, sua precisão, sua profundidade e extensão. Então, veio a ideia de fazer em forma de encontros, como se fossem partes de uma longa entrevista. O grupo e o secretário da presidência, D. Leonardo, concordaram. Foram criadas perguntas que são respondidas textualmente pelo que está escrito na Laudato si’. Claro, são textos selecionados, ficando bem mais curta que a carta original.
É consenso no grupo que essa carta introduziu a Igreja no século XXI, tem fôlego histórico e voltaremos a ele cada vez que a crise socioambiental se aprofundar. Então, não pode ficar nas gavetas, ou ser vetado ao povo das bases por questões técnicas e desinteresse de muita gente. É como esse objetivo que o material foi feito.
Quem quiser o material, por hora tem que contatar as Edições da CNBB. O telefone é 61-21933019.
Laudato si’.

Um comentário: