quarta-feira, 19 de julho de 2017

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: NEOLIBERALISMO NÃO QUER MUDANÇAS ESTRUTURAIS

ESSE É UM BOM ALERTA: SE DEIXARMOS O NEOLIBERALISMO COMANDAR O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, ELE INSISTIRÁ QUE A LUTA DEVE SER INDIVIDUAL. MAS TUDO QUE TODOS OS INDIVÍDUOS PODEM FAZER É ANULADO PELAS GRANDES EMPRESAS DOS FÓSSEIS. POR ISSO, JUNTO COM MUDANÇAS NA VIDA DE CADA PESSOA, É PRECISO QUE A CIDADANIA CONSIGA O PODER NECESSÁRIO PARA DERROTAR O PODER DESSAS CORPORAÇÕES...

O NEOLIBERALISMO QUER O COMBATE INDIVIDUAL ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O jornalista Martin Lukacs critica no Guardian a enxurrada de dicas de ações individuais para uma vida mais “verde” que recebemos todos os dias, como usar lâmpadas LED, comprar alimentos produzidos localmente, pintar as paredes com cores claras para melhorar a iluminação usando menos Watts, trocar o carro a gasolina por um híbrido, trocar o híbrido por um outro elétrico etc. etc., incluindo agora não ter filhos, como sugerido em pesquisa que teve ampla repercussão na semana passada. 

Estas dicas parecem tão naturais quanto o ar que respiramos, mas Lukacs diz que dificilmente poderíamos estar pior-servidos, porque as corporações de combustíveis fósseis tornam todos estes esforços irrelevantes, já que apenas 100 empresas são responsáveis ​​por 71% do total global de emissões feitas desde 1988. Enquanto nos distraímos pintando as telhas de branco, estas corporações continuam incendiando o planeta. 

Segundo Lukacs, a coabitação da liberdade que estas empresas têm para poluir com a promoção de um estilo de vida mais “verde” não é um acidente, mas o resultado de uma guerra ideológica travada nos últimos quarenta anos contra a possibilidade de ação coletiva. Lukacs lembra que, desde Tatcher e Reagan, o projeto político do neoliberalismo perseguiu dois objetivos principais: desmantelar quaisquer barreiras ao exercício do poder privado e erigi-lo para o exercício de qualquer vontade pública democrática. 

As políticas de privatização, desregulamentação, cortes de impostos e acordos de livre comércio liberaram as corporações para acumular lucros enormes e tratarem a atmosfera como esgoto, limitando a capacidade dos cidadãos em, por meio de instrumentos do estado, planejar o bem-estar coletivo. Assim, quando a mudança climática exige uma resposta pública coletiva sem precedentes, a ideologia neoliberal se coloca no meio do caminho. 

Lukacs defende que, se quisermos derrubar as emissões rapidamente, precisaremos superar todos os mantras do mercado livre e estatizar ferrovias, serviços públicos e redes de energia, regular as empresas para eliminar os combustíveis fósseis, aumentar impostos para pagar o investimento maciço em infraestrutura de baixo carbono e levar os painéis solares ao telhado de todos, não apenas para aqueles que podem pagar.

Vale a pena a leitura do artigo completo que está no link desta nota.  https://www.theguardian.com/environment/true-north/2017/jul/17/neoliberalism-has-conned-us-into-fighting-climate-change-as-individuals 

Délcio Rodrigues delciorodrigues.dr@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário