quinta-feira, 21 de abril de 2016

SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS 2016

ACOLHAMOS AS MENSAGENS E DESAFIOS QUE NOS VÊM DOS POVOS INDÍGENAS. ELES SÃO SEMENTES DE SOLUÇÃO E FONTES DE ESPERANÇA COM O SEU BEM VIVER.

Semana dos Povos Indígenas 2016. foto: povo Xerente, TO. crédito: Jorge Valente
Semana dos Povos Indígenas 2016
Povos Indígenas: sementes de solução e fontes de esperança


Na Encíclica Laudato Si (LS) — Louvado Sejas: Sobre o Cuidado da Casa Comum, divulgada em junho de 2015, o Papa Francisco faz questionamentos profundos para todos nós, para a humanidade, e convida-nos a ter coragem.

“O que está acontecendo na nossa casa? Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer? Com que finalidade passamos por este mundo? Para que viemos a esta vida? Para que trabalhamos e lutamos? Que necessidade tem de nós esta terra?” são alguns desses questionamentos.

Este ano, na Semana dos Povos Indígenas, procuramos entender um pouco mais sobre os diversos desafios que enfrentam os povos indígenas, depois de mais de cinco séculos de resistência, na atual conjuntura brasileira e dentro do contexto global que vive a humanidade e o planeta, nossa Casa Comum. Infelizmente, é evidente a incapacidade da sociedade não indígena de viver a reciprocidade e o cuidado com todos os seres, a solidariedade e o respeito à diversidade.

Na luta pelo Cuidado da Casa Comum, todos os povos filhos da Mãe Terra são chamados a somar. Os povos indígenas são mestres e sábios nesta reciprocidade e solidariedade cuidadosa com a Casa Comum, Mãe Terra, e com todos os seres que nela habitam. Os povos indígenas são sementes de solução e fontes de esperança para a humanidade e o planeta.

Para saber mais sobre as propostas de reflexão da Semana dos Povos Indígenas 2016, acesse a página especial:

www.cimi.org.br/povosindigenas2016



Povo Kraho, TO. foto: Jorge Valente

Conselho Indigenista Missionário
Assessoria de imprensa
E-mail: imprensa@cimi.org.br
Telefone: 61 2106 1650

SDS Ed. Venâncio III - Salas 309/314
Brasília - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário