quarta-feira, 17 de setembro de 2014

CUIDADO: QUEM FINANCIA CAMPANHA ELEITORAL NÃO COBRA A CONTA?

VEJAM A SEGUIR QUEM SÃO OS CAMPEÕES NA "DOAÇÃO" DE RECURSOS PARA CAMPANHAS E CANDIDATOS, PARA SABE QUAL A SUA BASE DE PODER. SÓ MESMO COM PROIBIÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES DE EMPRESAS PODEREMOS CHEGAR MAIS PERTO DE ALGO PRÓXIMO A DEMOCRACIA. POR ENQUANTO, RESTA-NOS INFORMAR OS ELEITORES E ELEITORAS PARA QUE SE CUIDEM NA ESCOLHA DOS CANDIDATOS A QUEM IRÃO DELEGAR PODER DE REPRESENTAÇÃO, POIS PODEM DESEJAR O VOTO PARA REPRESENTAR INTERESSES DE EMPRESAS CONTRÁRIAS AOS DIREITOS DE TODAS AS PESSOAS.


17/09/2014 às 05h00


Mineradoras doam mais à disputa 


pela Câmara

  • Por Raphael Di Cunto | De São Paulo
Com um novo marco legal para ser discutido no próximo governo, o setor de mineração e metalurgia se movimenta intensamente nesta eleição para eleger interlocutores e distribuiu até agora pelo menos R$ 91,5 milhões para campanhas de todo o país, mostra levantamento do Valor na segunda parcial da prestações de contas entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), referentes à doações e despesas até o dia 2 de setembro.
A próxima legislatura será determinante para os negócios destas empresas. O atual Código da Mineração, de 1967, precisa ser reformado e vai mexer com questões vitais para o setor, como quem tem prioridade para exploração de lavras minerais e o valor dos royalties pagos. O governo Dilma já tentou alterar a legislação nestes quatro anos, mas a votação foi barrada por divergências com o relator do projeto e as mineradoras.
Há também interesse em outras matérias que se arrastam há anos no Congresso Nacional e pouco andaram nesta legislatura, como a proposta de emenda constitucional que transfere do Executivo para o Legislativo a decisão sobre a demarcação de terras indígenas e o projeto de lei que regulamenta a mineração nestas áreas.
Não por acaso, o destino principal de doações diretas foi para candidaturas à Câmara dos Deputados. Dos R$ 32 milhões distribuídos a candidatos, 42,3% foram investidos na eleição para a Casa - onde o projeto tramita atualmente. Os senadores ficaram com 5,5% do bolo, e as campanhas presidenciais, com 30,4% (R$ 9 milhões).
As mineradoras também fizeram aportes para os partidos, que repassam o dinheiro para os candidatos de sua preferência. Foram R$ 59,5 milhões doados desta maneira. Até este ano, esse tipo de transferência servia para mascarar a origem do recurso em relação ao candidato, mas o TSE mudou a legislação para que seja obrigatório informar a fonte.
Para Maurício Guetta, advogado do Instituto Socioambiental (ISA), é recorrente no Brasil que os setores que mais dependem de regulação do Estado ou tenham negócios com os governos sejam os maiores doadores das eleições. "Via de regra, mineração, construção civil e os bancos são os que mais doam dinheiro para campanhas, principalmente para o Poder Legislativo, para tentar influenciar ao máximo possível o processo", afirma.
Único que aceitou falar abertamente sobre as doações, o diretor-presidente do Grupo Rima, Ricardo Vicintin, afirma que procurou ajudar a eleição de deputados que trabalham a favor do setor produtivo: "Não compro nem vendo nada do governo, não faço isso para me beneficiar. A única coisa que quero é alguém para defender os interesses legítimos da empresa, que não deixe que o setor seja prejudicado".
O Grupo Rima, que é líder na produção e comercialização de ligas à base de silício no Brasil e um dos únicos produtores de magnésio primário do mundo, foi um dos principais doadores do setor, com R$ 2,38 milhões. Vicintin diz que o foco da companhia não é a mineração, mas a metalurgia, e que seu interesse no novo Código da Mineração é pequeno.
"Nossas contribuições são para pessoas que têm coragem de tomar posição, que não ficam em cima do muro e defendem os interesses do setor produtivo", afirma. As doações foram concentradas nas campanhas para deputado federal e para a candidatura do ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel (PT) ao governo de Minas Gerais.
O mapa das doações do setor mostra uma predileção por quem está no poder. O partido que mais recebeu recursos foi o PMDB, com R$ 22,1 milhões para seus diretórios nacional e estaduais e R$ 2,6 milhões diretamente para seus candidatos. A legenda controla o Ministério de Minas e Energia desde 2005 e, com a segunda maior bancada da Câmara, indicou o relator do Código da Mineração, Leonardo Quintão (MG).
A segunda agremiação com maior volume de doações foi o PT, no governo federal desde 2003. Mas, enquanto os diretórios pemedebistas ficaram com a maior parte dos recursos, no PT imperou a doação direta para os candidatos, que registraram receita de R$ 12 milhões. Número inflado pela candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), que ficou com dois terços do total. Já os diretórios do PT receberam R$ 8 milhões.
O PSDB foi o terceiro em arrecadação das empresas de mineração e metalurgia. Foram R$ 4,2 milhões diretamente para candidatos e R$ 5,7 milhões para os diretórios da legenda. O número pode ser considerado até baixo, já que os tucanos governaram nos últimos quatro anos os maiores Estados em produção mineral: Minas Gerais (em que o vice-governador, do PP, assumiu em abril), Pará, Goiás e São Paulo.
Apesar de vir do maior Estado minerador do país, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) seguiu o desempenho de seu partido e ficou atrás do PT na arrecadação de campanha. O tucano recebeu R$ 2,4 milhões das empresas de mineração e metalurgia nos dois primeiros meses da eleição presidencial, contra R$ 8 milhões de Dilma. Aécio teve como principal doador entre as mineradoras a Votorantim. Já a petista ficou com R$ 5 milhões da Vale, R$ 2 milhões da Votorantim e R$ 1 milhão da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).
Marina Silva (PSB), cujas posições preocupam o setor, não registrou recursos. Ela assumiu a candidatura no lugar de Eduardo Campos (PSB), que morreu em um acidente aéreo, apenas no dia 20 de agosto e a conta corrente da campanha foi liberada só nos últimos dias da prestação de contas. Antes, Campos tinha recebido R$ 900 mil de empresas da área.
No ranking por empresas, a Vale reina absoluta, com R$ 52,8 milhões distribuídos nos dois primeiros meses da campanha, embora não tivesse aparecido até agora em nenhuma lista dos maiores doadores desta eleição. Ocorre que a companhia, que é a maior mineradora do país, dividiu suas contribuições pelo CNPJ de seis empresas do grupo, o que dificultou a identificação.
Por meio de sua assessoria, a Vale informou que não comentaria as doações. A empresa já apareceu como uma das maiores doadoras de 2010, quando destinou R$ 42 milhões para as campanhas, e em 2006, quando, segundo levantamento do Valor à época, foi o grupo que mais deu dinheiro para os deputados federais - ajudou a eleger 46.
Também aparecem como grandes doadoras até este momento da disputa a ArcelorMittal (R$ 13 milhões), Votorantim (R$ 6,8 milhões), CBMM (R$ 4,8 milhões), Grupo Rima (R$ 2,38 milhões) e Gerdau (R$ 2,3 milhões). Todas são tradicionais financiadoras de campanhas eleitorais e é provável que os números aumentem até o fim da eleição - a próxima prestação de contas é no dia 30 de outubro.
O grupo Votorantim afirmou que implantou um manual de conduta para garantir uma "condução corporativa" do processo, tendo como base "a consciência do papel social e democrático" da empresa, e que entre as regras está o atendimento a "todos os critérios previstos na legislação em vigor, em consonância com os pressupostos de ética e transparência". A Gerdau disse que segue rigorosamente a legislação eleitoral vigente. As outras empresas preferiram não se manifestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário